15/01/2022

Investimentos para Educação ultrapassam marca de R$ 20 milhões

Suzano ganhou uma nova escola, quatro creches, seis salas de aula e sete quadras cobertas; trabalho é realizado em parceria com governo do Estado

O prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, e o deputado estadual André do Prado anunciaram neste sábado (15/01), em cerimônia realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna, a construção de uma nova escola no bairro Cidade Miguel Badra, de seis salas de aula e de sete quadras cobertas, bem como a entrega de quatro creches comunitárias já em fevereiro, gerando mais de 600 vagas para crianças de até 3 anos. O pacote contempla todas as regiões de Suzano, com investimento superior a R$ 20 milhões.

De acordo com Soares, o principal investimento é para construção de uma escola estadual no Cidade Miguel Badra, que será de período integral, com 12 salas de aula e com a capacidade de acolher 840 alunos. “O valor já está empenhado, os documentos estão em tramitação e, em breve, abriremos a licitação. Nossa expectativa é de dar início às obras no segundo semestre deste ano, com entrega prevista para 2023”, informou.

A obra tem valor de investimento de R$ 12,5 milhões, sendo que, do total, R$ 10 milhões serão de responsabilidade estadual e R$ 2,5 milhões serão aportados pela Prefeitura de Suzano. “Lutamos para que essa escola saísse no Miguel Badra, contemplando, assim, os jovens daquela região. Agradeço o governo do Estado, em nome do próprio secretário, do vice-governador Rodrigo Garcia e do governador João Doria”, declarou o deputado André do Prado.

Ainda no encontro, que contou com a participação do presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, e dos vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, e Artur Takayama, o secretário Rossieli Soares ainda anunciou mais duas escolas estaduais para os bairros Vila Urupês e Quaresmeira. “Estamos finalizando mais um pacote com a entrega de 60 escolas. Desse número, duas já estão garantidas para Suzano, atendendo a demandas dos dois bairros”, destacou.

Além das novas unidades, Suzano também conquistou seis salas de aulas, sendo duas ampliações por Escola Municipal: José Heleno dos Santos, no Miguel Badra; Damásio Ferreira dos Santos, na Vila Figueira; e Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês. A cidade ganhou ainda cobertura em sete quadras escolares, contemplando as Escolas Estaduais Antônio Rodrigues de Almeida, na Cidade Cruzeiro do Sul; Antônio Brasílio Menezes, no Miguel Badra; Comendador Brasílio Machado Neto, no Sesc; Professor David Jorge Cury, no Boa Vista; Professor Geraldo Justiniano, na Vila São Jorge; Professora Lucy Franco Kowalski, no Jardim Márcia; e Professora Luiza Hidaka, na Vila São Jorge.

“Tanto as ampliações de salas quanto as quadras cobertas, o Estado deverá investir pelo menos R$ 7 milhões. O pacote resulta em mais qualidade de vida às famílias e em uma Educação cada vez mais completa. Parabenizo a todos, principalmente o prefeito Rodrigo Ashiuchi por todo empenho”, disse o deputado.

O chefe do Executivo, por sua vez, aproveitou para anunciar a inauguração de mais quatro creches comunitárias no mês de fevereiro, gerando 600 novas vagas para crianças de até 3 anos. As unidades contemplam os bairros Jardim Varan, Boa Vista, Casa Branca e Vila Urupês. Para tanto, serão investidos cerca de R$ 2,2 milhões ao ano.

“Firmamos parceria com duas entidades, que passam a gerir quatro novas creches na cidade. Com isso, desde 2017, nossa gestão entregou 19 unidades educacionais, sendo 5 escolas e 14 creches. Seguimos firmes no trabalho de acolhimento e apoio às famílias, em especial às crianças”, afirmou Ashiuchi, que esteve acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Larissa Ashiuchi.

Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o evento pode ser considerado um marco para o setor na cidade. “Em dezembro de 2021, o prefeito Rodrigo Ashiuchi já havia anunciado investimento superior a R$ 15 milhões para a Educação, com novas parcerias, aquisição de chromebooks e mais. Hoje, a cidade se alegra com mais R$ 20 milhões. É, sem dúvidas, o maior plano de investimentos que um prefeito já fez na Educação suzanense na história do município”, reconheceu.

Por fim, Ashiuchi agradeceu a presença de todos e o apoio do governo do Estado, em nome do secretário Rossieli Soares, do vice-governador Rodrigo Garcia e do governador João Doria, evidenciando todo o apoio do deputado estadual André do Prado. “Ninguém faz nada sozinho e faço questão de reconhecer a todos que estão nessa caminhada com a gente, apoiando a Educação e as nossas crianças. Muito obrigado a todos do Estado e também aos nossos vereadores municipais. Suzano está no caminho certo, do desenvolvimento”, concluiu.

Também participaram do encontro os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; a dirigente regional de Ensino, Márcia Bioto; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marli de Fátima Oliveira; e diretores e membros das redes municipal e estadual de ensino.