01/12/2022

Inscrições para Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente estão abertas

Evento chega à 12ª edição, voltada a todos os públicos, e será realizada no Complexo Educacional e Cultural Mirambava

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) abriram as inscrições para a realização da 12ª Conferência Lúdica e Convencional Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Suzano nesta quinta-feira (01/12).

Para participar, basta preencher o formulário on-line em bit.ly/ConferênciaSMADS até as 23h59 do dia 7 de dezembro (quarta-feira) e comparecer ao Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro) em 12 de dezembro (segunda-feira).

A reunião, que ocorrerá das 8 às 16 horas, trabalhará temas voltados para as relações e os direitos das crianças e adolescentes sob o viés de mudanças e adaptações forçadas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Algumas das áreas abordadas incluem violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação, garantia de políticas de proteção integral e promoção à diversidade.

Um dos objetivos da conferência é a seleção de representantes para a etapa regional, que será organizada no segundo bimestre de 2023 pelo Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de São Paulo (Condeca-SP). Tal grupo será escolhido a partir das 15 horas do dia 12 pelos membros da pasta e de outras unidades de proteção e defesa dos jovens na cidade, tudo de forma aberta ao público.

Além das seleções, haverá um debate de propostas e trabalhos desenvolvidos na cidade para definir quais ações da Assistência Social suzanense serão encaminhadas ao Condeca para a etapa regional. A programação do dia também inclui refeições aos participantes e debates propositivos.

Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, esta é uma convocação nacional benéfica para o desenvolvimento de políticas próprias e unificadas para garantir os direitos e a segurança dos mais jovens. “Nos últimos anos, o isolamento e o afastamento causados pela pandemia causaram efeitos adversos que trazem consigo novos desafios para crianças e adolescentes da nossa cidade. Para nós, enquanto administração municipal, trabalhar para garantir as melhores condições de vida para eles é essencial, o que inclui encontros como este”, comentou.