18/10/2021

Imunização contra a Covid-19 segue nos postos de Saúde

Imunização contra a Covid-19 segue nos postos de Saúde

Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas

A Secretaria Municipal de Saúde dá continuidade nesta semana à campanha de imunização contra a Covid-19 nos postos de saúde da cidade. O atendimento nas salas de vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. O acolhimento garante a primeira dose para munícipes maiores de 12 anos; a segunda dose conforme aprazamento; e a terceira aplicação de reforço para as pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde atuantes e idosos maiores de 60 anos que receberam a segunda dose há seis meses ou mais.

A ação segue normalmente nesta semana, em todos os 24 postos. Porém, excepcionalmente nesta quarta, quinta e sexta-feira a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Monte Cristo terá o atendimento suspenso devido a remanejamento interno do posto, que vai ganhar novo endereço a partir do próximo sábado (23/10).

Até o momento, Suzano contabiliza 95,91% da população acima de 12 anos vacinada com pelo menos a primeira dose, alcançando 234.788 pessoas do grupo estimado em 244.782 habitantes. Do total de vacinados, 68,41% já estão completamente imunizados, sendo 7.555 com a vacina em dose única e 153.076 com as duas etapas concluídas. Quanto à aplicação de reforço, 6.608 suzanenses foram contemplados.

Só nesta segunda-feira (18/10), 1.340 novas aplicações foram contabilizadas no município, sendo 164 na primeira dose, 622 na segunda e 554 na terceira. Já no último sábado (16/10), a cidade registrou 2.378 aplicações contra a Covid-19 durante o “Dia V” da campanha de Multivacinação. A atividade também rendeu outros 2.432 atendimentos para vacinas diferenciadas, tendo como público-alvo as crianças e adolescentes de 15 anos de idade que precisavam atualizar as cadernetas.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, participou da ação e reforçou a importância da Atenção Básica. Ele disse que a campanha de multivacinação, assim como a da Covid-19, recebeu uma boa adesão da comunidade, uma vez que 4.321 crianças e adolescentes compareceram aos postos. Deste total de visitas, 2.432 precisaram se vacinar com um ou mais imunizantes que estavam faltando na caderneta. Isso demonstra a relevância da Saúde pública, por meio da nossa Atenção Básica, que realiza um trabalho exemplar de prevenção e proximidade junto aos cidadãos.

De acordo com o chefe da pasta, as salas de vacinação seguem abertas durante a semana, das 8 às 15 horas, para o atendimento da demanda contra Covid-19 mas também para outras vacinas. Quem não participou do ‘Dia V’ pode checar a carteirinha durante a semana. Essa é uma atividade recorrente nos postos de saúde com o objetivo de assegurar acesso aos imunizantes, sobretudo para as crianças na primeira infância, de zero a quatro anos de idade.