18/10/2021

GCM impede roubo em empresa e apreende drogas pela cidade

GCM impede roubo em empresa e apreende drogas pela cidade

Ações no último fim de semana ocorreram em vários bairros e resultaram na prisão de três indivíduos

Os patrulhamentos preventivos que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realiza pelas comunidades têm obtido resultados positivos para a segurança da população. No último final de semana, as equipes apreenderam 202 porções de drogas no Parque Palmeiras e no Jardim Colorado. Além disso, dois homens foram presos em flagrante por tentarem roubar uma empresa na região do Raffo.

O crime mais recente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (18/10). Por volta de 1h50, a corporação recebeu uma denúncia de que pessoas estariam invadindo uma empresa na Chácara Estância Paulista naquele momento. Uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que estava nas proximidades, foi encaminhada para verificar a situação. Ao chegar no local, eles notaram que o escritório havia sido arrombado e iniciaram vistoria por toda a extensão da construção em busca dos suspeitos.

Durante este procedimento, diversas barras de cobre e de alumínio foram encontradas reunidas e empilhadas, prontas para transporte. Elas tinham sido cortadas das estruturas do prédio. Quando checaram a parte externa, avistaram dois homens em uma área de mata e rapidamente os abordaram, impedindo qualquer tentativa de fuga. A dupla assumiu a autoria do furto e confessou que aguardava um motorista para retirar todo o material.

Com eles foram encontradas ferramentas e a corneta do alarme da empresa, inutilizado durante a ação dos criminosos. Eles receberam voz de prisão por furto qualificado e foram encaminhados à Delegacia Central de Polícia. Segundo a vítima, responsável pelo empreendimento, caso o crime não fosse interrompido o prejuízo seria de aproximadamente R$ 25 mil.

Já no domingo (17/10), uma viatura da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) estava em patrulhamento preventivo pelo Jardim Colorado quando foram acionados por moradores. Eles denunciaram um suposto caso de tráfico de drogas próximo dali. Os guardas foram até o endereço, mas não encontraram ninguém em comportamento suspeito. Pouco depois, enquanto realizavam varredura de rotina pelas proximidades, encontraram uma quantidade de entorpecentes escondida no local. Ao todo foram recolhidos 40 papelotes de cocaína, 35 de maconha, 11 frascos de lança perfume, seis microtubos de crack e um comprimido de ecstasy. Os itens foram levados para a Delegacia Central de Polícia e passarão por perícia.

Outro caso envolvendo venda de ilícitos foi identificado no sábado (16/10) no Parque Palmeiras. Uma equipe da GCM que atua na região estava em ronda de rotina quando avistaram dois homens correndo em direção a um terreno de mato alto. Levando em consideração o histórico do endereço, um ponto recorrente de venda de drogas, os guardas os seguiram e conseguiram alcançar um deles.

O suspeito, que carregava uma bolsa, resistiu à ação da GCM e iniciou uma luta com um dos agentes municipais, mas foi rapidamente contido. Com ele foram encontrados 71 pinos de crack, 26 papelotes de maconha, 12 invólucros de cocaína, R$ 205,35 e uma folha com a contabilidade do tráfico. Ao receber voz de prisão, ele ainda tentou oferecer os itens como um suborno à equipe, que prontamente levou o homem para a Delegacia Central por tráfico, resistência e corrupção ativa.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, destacou a competência dos profissionais, que são pautados pelo profissionalismo, pela ética e pelo compromisso com o cumprimento do dever.