01/08/2017

GCM de Suzano-SP resgata preá do mato na região central da cidade

Este é o quarto animal silvestre resgatado pela prefeitura no meio urbano em pouco mais de dez dias; roedor foi libertado na região da Fazenda Viaduto

Uma equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), vinculada à Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou um preá do mato na rua Baruel, região central, ontem (31 de julho). O animal silvestre, que estava desorientado, foi encontrado perto de um posto de combustíveis. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Fátimo Rodrigues, após o resgate, o preá foi libertado na região da Fazenda Viaduto.

Após avaliação por parte do agente Edmundo Gomes, do GPA, a equipe providenciou a soltura do preá numa área de mata da Fazenda Viaduto – região rural da cidade.

Outros resgates

Em pouco mais de dez dias, este é o quarto resgate de animal silvestre no meio urbano de Suzano. O primeiro aconteceu no dia 17 de julho (segunda-feira), quando as equipes do GPA retiraram um sagui-do-tufo-preto da marquise de um prédio localizado na rua General Francisco Glicério, no centro da cidade.

Na quarta-feira (26 de julho), a Prefeitura de Suzano recolheu mais um animal silvestre. Desta vez, um filhote de veado-catingueiro, que apareceu no Parque Municipal “Max Feffer” (rua Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador). O mamífero, que estava enroscado no alambrado do equipamento público, foi enviado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo-SP.

No domingo (30 de julho), as equipes do governo municipal resgataram um gavião peneira no Jardim Márcia. A ave de rapina estava caída diante um condomínio residencial, no Jardim Márcia. A exemplo do que aconteceu com o veado-catingueiro, as equipes do GPA enviaram o pássaro ao Cras, onde o mesmo foi submetido a um processo cirúrgico.