09/09/2022

GCM de Suzano promove curso sobre Patrulha Maria da Penha para guardas civis de 12 cidades

GCM de Suzano promove curso sobre Patrulha Maria da Penha para guardas civis de 12 cidades

Capacitação ocorreu nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/09) e teve a participação de 36 pessoas; evento ocorreu na sede da corporação suzanense

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano promoveu nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/09) uma capacitação para 12 delegações de corporações de outras cidades brasileiras. A ação ocorreu na sede do órgão de Segurança Pública, no bairro Jardim Lincoln, e teve como objetivo apresentar todo o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha na cidade. No total, 35 pessoas participaram do evento em ambos os dias, das 8 às 17 horas.

Reconhecida por sua competência dentro e fora do Estado de São Paulo, a Patrulha Maria da Penha de Suzano promove um trabalho que acaba inspirando outras guardas civis a trilharem caminhos semelhantes, prova disso é que as 12 delegação foram compostas por agentes de São Caetano do Sul (3), Mairiporã (2), Ferraz de Vasconcelos (2), São Bernardo do Campo (6), Mauá (2), Ibiúna (2), Santa Bárbara d’Oeste (3), Diadema (3), Guarujá (5), São Vicente (4), Itajaí-SC (2) e Joinville-SC (1).

A comandante da GCM, Rosemary Caxito, participou da capacitação e explicou o que foi apresentado durante os dois dias. “Nós conversamos sobre todo o desenvolvimento que é realizado pela Patrulha Maria da Penha, desde as medidas protetivas, redes de apoios e aspectos da legislação sobre o tema. Apresentamos também os estágios que são realizados, como as visitas que são feitas às mulheres vítimas de violência doméstica”, destacou.

O curso teve o objetivo de mostrar aos GCMs das outras cidades como funciona o aspecto prático da patrulha em Suzano, porém, Rosemary Caxito afirmou que espera que os participantes possam multiplicar as informações nos respectivos municípios. “Se o que foi apresentado durantes estes dois dias puder ser assimilado por eles e levados para as cidades onde atuam já vou me dar por satisfeita, mas espero que essa capacitação possa ajudar de forma prática na atuação deles no dia a dia”, finalizou a comandante.

Presente na capacitação, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques, comentou a ação realizada pela GCM. “Nossa Patrulha Maria da Penha tem sua competência reconhecida no Brasil inteiro, nós já visitamos outros estados do País para explicar como funciona esse grupamento e agora demos esse curso de capacitação para os guardas civis de 12 cidades diferentes. Essa procura por conhecer como a gente trabalha na defesa da mulher mostra que estamos realizando um bom trabalho a ponto de sermos referências para outras GCMs”, concluiu.