07/05/2021

GCM apreende veículo usado por bandidos em Palmeiras

Junto ao automóvel também foram recolhidos dois simulacros utilizados nos crimes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou nesta quarta-feira (05/05) a apreensão de um veículo roubado em Palmeiras. O carro estava sendo usado por criminosos para efetuar assaltos na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Nele, também foram encontrados dois simulacros de armas de fogo. Em outro caso, na semana passada, um homem foi detido por pichar um comércio do centro graças às câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI).

Aproximadamente às 15h15, uma equipe do patrulhamento de Palmeiras realizava ronda preventiva pelo Jardim Planalto, quando foram informados de que alguns homens em um veículo tentaram roubar pedestres nas proximidades da rodovia Índio Tibiriçá. Segundo relatos, eles teriam fugido para o bairro onde a viatura estava. Com base na denúncia, os guardas imediatamente deram início a uma varredura nas proximidades, em busca dos suspeitos.

Com o apoio da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), eles identificaram o automóvel abandonado em via pública pouco tempo depois. Ao investigar o interior do Fiat Uno Mille branco, os agentes municipais encontraram dois simulacros de armas de fogo, deixados pelos criminosos durante a fuga.

Após consultar a central da corporação para averiguar a procedência do carro, constataram que a placa estava adulterada. Com base na numeração do chassi, descobriram que se tratava de um produto de furto. O Fiat Uno e os simulacros foram apreendidos e o caso foi registrado no Distrito Policial (DP) de Palmeiras.

Já durante a noite do dia 27 de abril (terça-feira), próximo das 22 horas, o serviço de monitoramento da GCM flagrou, por meio das câmeras, um indivíduo pichando a porta de um estabelecimento comercial do centro da cidade. Logo em seguida ele se evadiu do local. Os agentes continuaram a acompanhar o trajeto do suspeito e acionaram uma viatura para atender à ocorrência.

Com a localização em tempo real, os guardas se dirigiram ao local imediatamente e abordaram o homem, que já se encontrava longe da cena do crime. Durante revista pessoal, foi encontrado um caderno contendo inscrições típicas de pichadores. Os agentes municipais foram com ele até a frente do comércio e confirmaram o ato ilícito feito com tinta spray preta, material este que não foi encontrado.

Quando questionado sobre o fato, negou a prática do crime até ser informado de que as câmeras haviam registrado a cena. Diante dos fatos, o caderno foi apreendido e o homem assumiu a autoria da pichação, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Central para as devidas providências.

Segundo a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a corporação segue em busca dos indivíduos que participaram dos crimes em Palmeiras, para que as devidas providências sejam tomadas o mais rápido possível. Com base nas denúncias foi possível agir imediatamente para impedir que as tentativas de roubo continuassem na rodovia. A Guarda Civil segue atuando na cidade para coibir todo tipo de irregularidade.

O assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, reforçou a importância das câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI) do município. Com esse apoio, foi possível acionar suporte em tempo real para atender os casos, a fim de reduzir ao máximo o tempo de atendimento e impedir que os infratores fujam impunes.

A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Desde junho do ano passado, o atendimento está interligado com a Central de Segurança Integrada (CSI) para otimizar o acolhimento das ligações.