Fundo Social entrega materiais recicláveis à Central de Triagem do Colorado

Publicado em: 25 Nov, 2021

Como procedimento rotineiro do órgão, servidores municipais recolheram 75 quilos de papelão e os destinaram à unidade

Para contribuir com os trabalhos de coleta seletiva na cidade, o Fundo Social de Solidariedade de Suzano realizou nesta quarta-feira (24/11) a entrega de 75 quilos de papelão à Central de Triagem do Jardim Colorado. O equipamento público, que é responsável pelo acolhimento e tratamento diário de materiais recicláveis, recebe todos os contingentes de itens, inclusive aqueles em menor quantidade.

A entrega faz parte de um procedimento interno do órgão, que mobiliza todos os seus servidores para fortalecer o segmento de logística reversa no município e dar o destino correto aos resíduos. Portanto, todos os descartáveis da repartição pública que podem ser reciclados são reunidos e, de forma periódica, destinados para a Cooperativa Unidos Venceremos (Univence), que realiza o trabalho na unidade do Jardim Colorado em parceria com a administração municipal.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a medida foi tomada para estimular a prática entre os cidadãos por meio do bom exemplo e impulsionar a atividade na cidade. Ela ainda destacou que o órgão tem uma agenda sólida de trabalhos sustentáveis e busca sempre apoiar as famílias que atuam na Univence.

“A coleta seletiva tem um papel fundamental para a preservação ambiental e precisa de cada vez mais destaque e incentivo. Seguimos comprometidos com esta causa e, por meio de boas práticas, buscamos estimular o hábito de reciclagem entre a população. Além disso, este trabalho desempenhado na Central de Triagem representa a única fonte de renda de muitas famílias cooperadas, então há um impacto social profundo e precisa ser valorizado”, ressaltou.

Entre as ações promovidas, o destaque fica por conta do projeto Cata-Treco Solidário, realizado em parceria com outras secretarias. A medida é responsável por recolher objetos inservíveis dos moradores de toda a cidade e encaminhar os recicláveis para a Central de Triagem. Com isso, grandes contingentes de materiais são levados diariamente para os cooperados, que os separam e vendem para empresas de logística reversa. Metade do lucro é destinada à Univence e a outra é convertida em cestas básicas, para atender famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pelo Fundo Social.

Além disso, o órgão está promovendo neste mês uma nova iniciativa entre os servidores municipais, de modo a incentivar doações e a coleta seletiva. Por meio da “Gincana do Servidor Solidário”, as repartições públicas estão se mobilizando para arrecadar alimentos não-perecíveis e recicláveis limpos e secos. Além de promover interação social e união entre os funcionários, a ação destinará os objetos recolhidos para a logística reversa.

Canais Oficiais

Siga-nos nas redes sociais

Endereço

Rua Baruel, 501 Centro
08675-000

Presidente FUSS

Larissa Ashiuchi

Telefone

(11) 4745-2188