18/11/2022

Estudo sobre vulnerabilidade social será apresentado durante seminário

Documento deve orientar na busca por mecanismos e políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população de Suzano

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social realizará nesta segunda-feira (21/11), entre 9 e 16 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna, um seminário acerca do primeiro estudo em Suzano sobre as situações de vulnerabilidades sociais da população. O objetivo é orientar os moradores sobre ações de inclusão e garantias de direitos.

Além disso, o material estará disponível para todas as secretarias municipais, organizações sociais, instituições de pesquisas que precisem de informações sobre este segmento em Suzano no link https://diagnostico-suzano.webnode.page. A compilação está organizada de acordo com as cinco regiões da cidade que são atendidas por uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Centro, Cidade Boa Vista, Jardim Casa Branca, Jardim Gardênia Azul e Palmeiras.

O documento inédito foi produzido a partir de informações já coletadas anteriormente e que agora puderam ser agregadas. Os bancos de dados utilizados foram encontrados no Cadastro Único (CadÚnico), a partir das inscrições feitas pela população, por meio de atendimentos realizados pela própria secretaria, além de diálogos com os servidores da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, entidades e demais órgãos envolvidos com Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Defesa Civil.

Segundo o chefe da pasta, Geraldo Garippo, uma das iniciativas previstas é criar ferramentas e fomentar políticas públicas para assistir a população. “Este é um dos papéis da política de assistência: promover a leitura da realidade social para que gestores e sociedade se organizem na busca de redução da vulnerabilidade que hoje existe no Brasil. Por isso, esperamos que este produto possa fornecer excelentes dados e, com base neles, poder combater esse problema e garantir uma melhora na qualidade de vida de nossos moradores”, destacou o secretário.

O Cineteatro Wilma Bentivegna está localizado na rua Paraná, 70, no centro. Para assistir ao seminário não há necessidade de inscrição, mas as vagas no auditório serão distribuídas conforme a chegada do público. Serão emitidos certificados de presença para aqueles que solicitarem à organização do evento.