Escola da Cidade Edson ganha pomar e horta educativa

Publicado em: 20 Set, 2022

Alunos da unidade municipal Vereador Antônio Martins foram contemplados com plantio de 490 mudas de hortaliças e árvores

A primeira-dama Larissa Ashiuchi acompanhou o plantio de 490 mudas, entre árvores e hortaliças, na Escola Municipal Vereador Antônio Martins, no bairro Cidade Edson, durante a tarde desta terça-feira (20/09). O projeto do Viveiro Municipal Tomoe Uemura realizou o plantio de 480 hortaliças, oito árvores frutíferas e mais duas árvores chamadas de manacá-da-serra, que são nativas da Mata Atlântica, no jardim da unidade escolar. Os trabalhos tiveram o apoio do vereador Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt, que destinou uma emenda impositiva de R$ 30 mil para a realização do projeto.

Na ocasião, Larissa esteve acompanhada do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, além do parlamentar, para acompanhar o primeiro contato dos alunos com a nova horta. As autoridades foram recebidas pela diretora da unidade, Camila Costa da Cruz Nunes, e pela supervisora Karen Cristina Caracciolo, ajudando os pequenos a plantar mudas de diferentes tipos de alface e couve, além de árvores como cerejeiras e pitangueiras.

O projeto contempla 144 alunos com a possibilidade de ter contato com a terra, ao passo que estes têm a chance de aprender sobre ciclos naturais das plantas e outros conteúdos de forma lúdica, desenvolvendo suas habilidades sociais e seus vínculos com as outras crianças. Ao final do processo de cultivo, as famílias poderão levar a hortaliça colhida para casa e utilizá-la como parte de suas refeições.

De acordo com a diretora da escola, a principal intenção é criar uma nova oportunidade para os pequenos para além da sala de aula. “Esta não é uma escola grande, mas que atende muito bem as crianças e suas famílias. Todos os alunos estavam bastante empolgados para finalmente poder ter a experiência de plantar a própria muda e cuidar dela. Só temos a agradecer ao Viveiro e a toda a administração municipal”, relatou Camila.

Para Bassini, o projeto desenvolvido nas escolas suzanenses é uma verdadeira lição de cidadania. “Ter essa ação gera muitos benefícios às crianças, desde ter esse contato com a natureza como entender o funcionamento de todo processo de cultivo. Ter uma atividade diferenciada é importante, pois renova o interesse e cria novas experiências no ambiente escolar”, contou.

Segundo Larissa, ver a felicidade de cada aluno é muito gratificante, especialmente com o carinho recebido. “Não é só sobre vir e plantar as mudas, há um trabalho importante que visa ajudar as crianças da nossa cidade com a melhor estrutura possível para que possam aprender na escola e ter uma base importante em casa. Ficamos muito felizes com a implementação do projeto aqui, seguiremos com o acompanhamento de outras instituições no município”, afirmou.

Canais Oficiais

Siga-nos nas redes sociais

Endereço

Rua Baruel, 501 Centro
08675-000

Presidente FUSS

Larissa Ashiuchi

Telefone

(11) 4745-2188