09/06/2022

Equipes de urgência e emergência recebem treinamento para atendimento pré-hospitalar

Equipes de urgência e emergência recebem treinamento para atendimento pré-hospitalar

Curso é dividido em dois grupos e deve terminar em julho; no total, são 41 pessoas inscritas para a capacitação da Saúde

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo cinco encontros com as equipes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) para capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), voltada ao transporte de pacientes em ambulâncias. O curso, que começou em 31 de maio, está sendo realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No total, os 41 inscritos em duas turmas distintas vão receber orientação sobre avaliação de cena; biossegurança; base da urgência e emergência; atendimento ao traumatizado; imobilização; tipos de curativo; trabalho de parto e atendimento ao recém-nascido; atendimento à vítima de afogamento; e uso do desfibrilador semiautomático.

Os participantes da capacitação prestam serviço na RUE do Pronto-Socorro Municipal (PS) e Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras e são integrantes da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad). A ação faz parte de um cronograma de treinamentos e qualificações elaborado pela diretoria da RUE e do Núcleo Técnico de Educação Permanente.

“Todos os profissionais de Saúde que transportam pacientes em ambulâncias necessitam desta preparação. Como temos um número significativo de remoções na Rede de Urgência e Emergência do município e muitos funcionários foram admitidos recentemente via concurso e ainda não possuem essa capacitação, oferecemos por meio do Núcleo de Educação Permanente de Saúde este importante treinamento, a fim de capacitá-los para o APH, garantindo a segurança do profissional e do paciente”, destacou a diretora da RUE, Cíntia Cristina Steffens Watanabe.

“Quanto mais pudermos qualificar nossos servidores da Saúde, melhor. Após este curso eles estarão ainda mais preparados para atender nossa população”, completou o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi.

A primeira turma, que iniciou o curso em 31 de maio, finalizará os encontros no dia 28 deste mês. Já o segundo grupo, começou a capacitação na sexta-feira passada (03/06) e deve encerrar em 5 de julho. A carga total é de 40 horas.