31/03/2022

Encerramento do mês da mulher é marcado por palestras e homenagens

Cerimônia realizada pela Secretaria de Governo de Suzano foi prestigiada por autoridades locais

A Secretaria de Governo de Suzano realizou nesta quinta-feira (31/03) a cerimônia de encerramento das atividades relacionadas ao Mês da Mulher, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março. A solenidade ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna e foi prestigiada por autoridades locais, sendo marcada por homenagens e palestras sobre o enfrentamento à violência contra o público feminino.

A atividade foi liderada pelo chefe da pasta, Alex Santos, e contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Larissa Ashiuchi. Na oportunidade, o secretário reforçou o protagonismo feminino na cidade. “Suzano é uma cidade constituída por mulheres fortes que conquistam cada dia mais espaço. Fico honrado em poder proporcionar essa cerimônia e receber tantas mulheres, amigas e guerreiras que admiro. O dia da mulher não se restringe ao 8 de março, contem sempre comigo”, disse Alex.

A primeira-dama também lembrou da importância do apoio público ao fomento de políticas especializadas. “Desde o início, em 2017, tivemos um olhar especial às mulheres suzanenses. Conquistamos muitos projetos, fizemos muitas coisas, mas ainda é preciso evoluir. Por isso continuamos nesse trabalho incansável, contando com tantas pessoas engajadas. Agradeço ao secretário Alex por abraçar essa causa e cuidar tão bem do nosso Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, atualmente presidido pela diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira”, destacou Larissa.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi pontuou o papel da municipalidade nessa luta. “Hoje temos a honra de contar com um conselho atuante, com a Patrulha Maria da Penha, com as promotoras legais populares, com a Comissão da Mulher Advogada, com a Delegacia de Defesa da Mulher, com a Câmara Municipal e tantos outros órgãos e grupos engajados em prol das mulheres. Fico muito feliz por conseguirmos essa união e promovermos um trabalho conjunto na cidade. Ninguém faz nada sozinho e hoje temos o maior exemplo disso”, agradeceu.

A solenidade ainda contou com a palestra da delegada Rosmary Corrêa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) e responsável pela implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo, e do monitor de atividades da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Mauá, Eurico de Marcos Jardim, que também é facilitador dos Grupos de Homens responsabilizados pela Lei Maria da Penha.

Entre as homenagens, a Secretaria Municipal de Governo destacou a atuação da deputada federal Katia Sastre; da secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira; da vereadora Gerice Lione; da primeira-dama Larissa Ashiuchi, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Sandra Lopes Nogueira, bem como de todas as 18 conselheiras. Outras 11 mulheres de diferentes segmentos foram enaltecidas.

Presenças
O evento também foi prestigiado pelos secretários Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer) e Elias Marques (Segurança Cidadã) e pelo chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva. Entre os vereadores estiveram presentes Joaquim Antônio da Rosa Neto; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Artur Takayama; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

Ainda marcaram presença a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito; a delegada Silmara Marcelino, que é titular da DDM de Suzano; a tesoureira da OAB Suzano, Gabriella Gimenez; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria Margarida Mesquita; o presidente do Clube Agrícola Boa Vista, Alberto Kariya; o presidente do Rotary Club Suzano, Abediel Pereira; o chefe de polícia do 2º DP Boa Vista, Edgar Cole; o vereador suplente Adilson Horse; e a presidente do Conselho da Mulher de Poá, Milmídia Lima.