Atendimento Educacional Especializado – AEE

O setor de Educação Especial- Atendimento Educacional Especializado (AEE)- é um serviço da Educação Inclusiva que ajuda a identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com o intuito de eliminar as barreiras para a participação do aluno no contexto educacional e social. O atendimento é ofertado aos alunos com deficiências (físicas, visuais, auditivas, intelectuais), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes regulares do município, mediante encaminhamento da própria escola.

Integrada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), estão as salas de Recursos Multifuncional, funcionando no contra-turno da unidade, nelas são desenvolvidas funções e atividades que auxiliam no aprendizado do aluno. As ações se integram aos compromissos do Projeto Político Pedagógico da Escola. Esse trabalho é uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (2008). O objetivo do AEE é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência possa construir o seu aprendizado, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado/conhecimento, fazendo-o pensar, realizar ações em pensamento, de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência de que dispõem. O Setor de Educação Especial do município, além do trabalho do Atendimento Educacional Especializado, oferece formação aos professores da rede, por meio de oficinas e ciclos de palestras.

Em 2018, foram atendidos no município 126 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 47 alunos com Deficiência Intelectual, 34 alunos com Deficiência Física, 11 alunos com Baixa Visão/Cegueira, 24 alunos com Deficiências Múltiplas, 50 alunos com Paralisia Cerebral, 40 alunos com Síndrome de Down e 19 alunos com Surdez. A rede conta com 25 professores do atendimento educacional especializado,  professora de atendimento domiciliar, fonoaudióloga, fisioterapeuta, 60 agentes de apoio à inclusão e sete agentes de apoio à pessoa com surdez.

A educação suzanense ainda possui 39 salas de recurso multifuncional, que se localizam nas escolas-pólos do atendimento educacional especializado e 52 escolas de abrangência, para visitas e acompanhamento dos professores. Essas escolas são divididas por regiões: norte, centro e sul.

Endereço: Rua Aurora, 303– Vila São Francisco
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (11) 4744-8900/8935
E-mail: sme@suzano.sp.gov.br