14/10/2021

Educação reforça a valorização dos professores e enaltece ações

Secretaria promoveu uma série de atividades e anúncios inéditos no último mês

O Dia dos Professores é celebrado nesta sexta-feira (15/10), mas em Suzano a Secretaria Municipal de Educação faz questão de reforçar a importância da categoria todos os dias. No último mês, a pasta promoveu uma série de atividades e anúncios inéditos que contribuem cada dia mais pela valorização e formação continuada dos profissionais, além de garantir proximidade e participação no planejamento estratégico do setor na cidade.

Entre as recentes novidades divulgadas pela pasta está a parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitou a oferta de 750 bolsas de estudos, sendo cem vagas no curso de MBA em Gestão Escolar e 650 no curso de aperfeiçoamento “Trilha de Aprendizagem para Gestores Escolares”. A proposta, que faz parte do programa de formação continuada da secretaria, tem o objetivo de oferecer aos profissionais da Educação conhecimentos teóricos, ferramentas de gestão e práticas cotidianas.

Para o chefe da pasta, Leandro Bassini, o anúncio da parceria é importante porque faz parte de uma trajetória de quatro anos de várias formações, principalmente para os docentes, sendo que desta vez a oportunidade contempla diretores e supervisores que ainda não tinham participado de um curso que oferecesse essa capacitação especializada e muito necessária para a gestão escolar.

O titular comenta que a pasta está atenta às demandas trazidas pelos professores e pelos gestores das unidades educacionais, uma vez que a formação continuada é uma bandeira forte para ser aprimorada com capacitações exclusivamente pensadas para a realidade de Suzano. O secretário ressalta que oferecer essa oportunidade de formação é apostar no futuro das crianças, que terão uma importante convivência com profissionais aptos, preparados e atualizados para promover uma Educação pública de qualidade e transformadora.

Outro importante trabalho recente foi a participação dos professores suzanenses no 2º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê. O evento virtual garantiu cerca de quatro reuniões para troca de experiências entre os profissionais do Ensino Fundamental da região, tendo como foco os desafios e perspectivas em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O secretário acredita que esse tipo de reflexão em conjunto foi de extrema importância para os professores da cidade, que puderam pensar em novas abordagens para garantir o pleno acesso de todas as crianças ao ensino de qualidade. Contou que ao longo dos últimos meses se deparou com inúmeras situações que requerem adaptação para continuar com a missão de ensino. Afirmou saber o que é estar em sala de aula e por isso afirma lutar pela valorização dos professores, com acesso à formação continuada e oportunidade de crescimento. Bassini parabenizou os profissionais da pasta e agradeceu pelo o compromisso e união na data.