27/07/2022

Educação promove Avaliação Digital Municipal para aperfeiçoar aprendizado

Iniciativa foi aplicada para todos os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental entre os meses de junho e julho

Para detectar a necessidade de correções a serem feitas ao longo do ano letivo e aprimorar o aprendizado nas escolas, a Secretaria de Educação de Suzano lança mão de várias ferramentas. Uma delas é a Avaliação Digital Municipal, que ocorre em duas etapas para analisar os níveis de conhecimentos dos alunos e dos professores em Língua Portuguesa e Matemática. Para implantar este sistema, que utiliza uma estrutura completamente virtual, a administração municipal investiu R$ 924.960,96.

A última edição ocorreu entre os dias 27 de junho e 7 de julho, com todos os estudantes do 3º, 4º e 5º anos, que somam 6.520 crianças de 15 unidades. Também participaram 247 professores. Os números desta avaliação vão ajudar a Secretaria de Educação a orientar as escolas municipais neste segundo semestre, com dados e ações para os coordenadores pedagógicos, de modo que os alunos que têm mais dificuldade nas disciplinas possam ser orientados e acompanhados.

Entre os dias 17 de outubro e 1º de novembro está marcada a segunda parte da avaliação, que irá complementar os dados colhidos na primeira etapa. Os dados vão contribuir para melhorar ainda mais o sistema de ensino municipal.

Para o secretário Leandro Bassini, a avaliação é fundamental no sentido de recuperar uma possível defasagem e aprimorar o que já está sendo bem feito no aprendizado. “Funciona como um termômetro daquilo que estamos realizando dentro das escolas municipais. O que não vai bem a gente busca corrigir e deixar aquele estudante na mesma situação dos demais. O que vai bem buscamos aperfeiçoar ainda mais para que nossa educação seja melhor com o passar do tempo”.

Além dos alunos destas séries, a secretaria também irá realizar, posteriormente, o mesmo procedimento com estudantes dos 1º e 2º anos das escolas municipais. Para este público, atualmente, a avaliação é feita por meio de sondagens dos próprios professores. No total são 6.235 estudantes dos anos iniciais.

Mais ferramentas

Além da avaliação digital, a pasta tem outras ações para melhorar o aprendizado dos alunos. Entre elas estão o Matific, plataforma de jogos matemáticos que trabalha com o conceito de Algoritmo de Aprendizagem adaptativa, o Google For Education, para acompanhamento das evoluções dos alunos, o material de apoio para todos os estudantes do ensino fundamental, da editora Sesi, e a aquisição de 3,5 mil chromebooks.

Os professores também foram incluídos nas ações de melhorias. Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Secretaria de Educação de Suzano oferece MBA em Gestão Escolar e o curso de aperfeiçoamento “Trilha de Aprendizagem para Gestores Escolares” para 750 professores. No total, o investimento supera os R$ 15 milhões para este ano.