27/07/2022

Educação promove Avaliação Digital Municipal para aperfeiçoar aprendizado

Educação promove Avaliação Digital Municipal para aperfeiçoar aprendizado

Iniciativa foi aplicada para todos os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental entre os meses de junho e julho

Para detectar a necessidade de correções a serem feitas ao longo do ano letivo e aprimorar o aprendizado nas escolas, a Secretaria de Educação de Suzano lança mão de várias ferramentas. Uma delas é a Avaliação Digital Municipal, que ocorre em duas etapas para analisar os níveis de conhecimentos dos alunos e dos professores em Língua Portuguesa e Matemática. Para implantar este sistema, que utiliza uma estrutura completamente virtual, a administração municipal investiu R$ 924.960,96.

A última edição ocorreu entre os dias 27 de junho e 7 de julho, com todos os estudantes do 3º, 4º e 5º anos, que somam 6.520 crianças de 15 unidades. Também participaram 247 professores. Os números desta avaliação vão ajudar a Secretaria de Educação a orientar as escolas municipais neste segundo semestre, com dados e ações para os coordenadores pedagógicos, de modo que os alunos que têm mais dificuldade nas disciplinas possam ser orientados e acompanhados.

Entre os dias 17 de outubro e 1º de novembro está marcada a segunda parte da avaliação, que irá complementar os dados colhidos na primeira etapa. Os dados vão contribuir para melhorar ainda mais o sistema de ensino municipal.

Para o secretário Leandro Bassini, a avaliação é fundamental no sentido de recuperar uma possível defasagem e aprimorar o que já está sendo bem feito no aprendizado. “Funciona como um termômetro daquilo que estamos realizando dentro das escolas municipais. O que não vai bem a gente busca corrigir e deixar aquele estudante na mesma situação dos demais. O que vai bem buscamos aperfeiçoar ainda mais para que nossa educação seja melhor com o passar do tempo”.

Além dos alunos destas séries, a secretaria também irá realizar, posteriormente, o mesmo procedimento com estudantes dos 1º e 2º anos das escolas municipais. Para este público, atualmente, a avaliação é feita por meio de sondagens dos próprios professores. No total são 6.235 estudantes dos anos iniciais.

Mais ferramentas

Além da avaliação digital, a pasta tem outras ações para melhorar o aprendizado dos alunos. Entre elas estão o Matific, plataforma de jogos matemáticos que trabalha com o conceito de Algoritmo de Aprendizagem adaptativa, o Google For Education, para acompanhamento das evoluções dos alunos, o material de apoio para todos os estudantes do ensino fundamental, da editora Sesi, e a aquisição de 3,5 mil chromebooks.

Os professores também foram incluídos nas ações de melhorias. Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Secretaria de Educação de Suzano oferece MBA em Gestão Escolar e o curso de aperfeiçoamento “Trilha de Aprendizagem para Gestores Escolares” para 750 professores. No total, o investimento supera os R$ 15 milhões para este ano.