06/01/2022

Educação conduz curso de capacitação para novos professores

Educação conduz curso de capacitação para novos professores

Aulas devem reunir cerca de 70 profissionais até o dia 19 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação realizou um curso de preparação para os novos professores da rede pública de ensino na manhã desta quinta-feira (06/01). A aula reuniu cerca de 70 profissionais da educação suzanense recém-contratados no Complexo Educacional e Cultural Mirambava para a exposição de conceitos, troca de experiências e aconselhamentos para o trabalho com os alunos da cidade.

Na ocasião, os professores tiveram seu primeiro contato com a premissa curricular de 2022, que envolve os conceitos a serem aplicados nas disciplinas ministradas nas escolas, trabalhando questões fundamentais para o ensino na cidade, tais como a integralidade da educação, a diversidade cultural da cidade e a equidade no momento de ensinar os alunos.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, as reuniões buscam a realização de atividades teóricas e exercícios práticos, com a instrução de membros do núcleo pedagógico da secretaria, supervisores escolares, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Diretoria de Tecnologia e Informação. O curso terá duração de dez dias, com término previsto para o dia 19 de janeiro, em uma quarta-feira.

“Muitos desses especialistas fazem parte da Educação de Suzano, atuando na supervisão e na implementação do ensino nas escolas da cidade, agregando anos de experiência na área. Eles farão parte do quadro de aulas e experiências oferecidas para incrementar a formação dos professores, agregando também o que o município quer para seus futuros cidadãos”, comentou.

O núcleo responsável por conduzir os cursos também ambientará os novos funcionários acerca da cultura e dos equipamentos da cidade. A exemplo, o curso prevê uma manhã específica para os professores visitarem o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – centro), ponto cultural que abriga grande parte da história de vida da cidade suzanense. Estas atividades têm como intuito orientar os professores participantes quanto à vida cultural da cidade, para assim oferecer experiências e ideias aos alunos em sala de aula.

Bassini esteve presente no complexo educacional durante a primeira manhã do curso e lembrou da importância da formação e da exposição de conceitos para a vida dos jovens da cidade. “Trabalhar com a formação de alunos significa lidar com vidas, com a cidadania e o futuro de uma pessoa. A escola é a fase mais importante deste aprendizado para formar um cidadão de caráter, por isso nossos profissionais da educação devem estar prontos e preparados para atender aos desafios de uma sala de aula, tudo em prol do amanhã deles e, também, do nosso”, ressaltou.