29/07/2022

Defesa Civil forma cem atiradores no curso do Nupdec

Defesa Civil forma cem atiradores no curso do Nupdec

Alunos passaram por dois meses de capacitação; prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou solenidade

A Prefeitura de Suzano encerrou nesta sexta-feira (29/07) mais uma edição do curso do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), certificando cem integrantes do Tiro de Guerra da cidade (TG02-081). A expectativa agora é de que os formandos, pertencentes a 50 bairros diferentes, possam identificar possíveis riscos e apoiar a população em caso de necessidade. A solenidade, iniciada às 6h30, foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por meio da Defesa Civil, a cerimônia de encerramento do curso foi sediada no próprio Tiro de Guerra, no bairro Chácara Faggion. O ato coloca fim aos quase dois meses de curso, que contou com sete encontros, realizados semanalmente, às quinta-feiras, das 6 às 8 horas, tendo à frente o diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler, e a coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos.

Ao longo da capacitação, os atiradores foram submetidos a ensinamentos de Segurança Pública e de como agir em situações de risco, como ao encontrar animais peçonhentos, ao prestar suporte de primeiros socorros, ao identificar estruturas colapsadas, como agir em casos de alagamentos e de enchentes, de fogo em mata e em caso de violência doméstica contra a mulher.

“Entendemos que a pessoa que está em um local de emergência faz parte da comunidade. E essa é exatamente a proposta do Nupdec: formar o cidadão para conhecer e reconhecer casos adversos, se prevenir de acidentes e, em caso de necessidade, ter conhecimento para agir em ocorrências, inclusive auxiliando aqueles que mais precisam até a chegada das autoridades policiais”, detalhou Wenzler.

Em nome do TG Suzano, o subcomandante Eduardo da Silva Rocha teceu elogios à administração municipal, em especial ao prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Sempre que precisamos, a administração municipal está presente, dando total suporte ao Tiro de Guerra. Não à toa, fomos reconhecidos como uma das melhores unidades do Estado de São Paulo, e devemos isso à essa gloriosa prefeitura, que tanto nos orgulha e nos apoia”, enalteceu o chefe do órgão.

Ao fim da solenidade, o chefe do Executivo reafirmou seu compromisso com o TG e destacou a importância do Nupdec. “Com a formação, teremos cem novos suzanenses, de 50 bairros diferentes, preparados para ajudar quem mais precisa. E tudo isso só foi possível graças à parceria do Tiro de Guerra com a Prefeitura de Suzano. Parabenizo o time da Defesa Civil e agradeço a dedicação de cada atirador. Conto com vocês”, finalizou.

Também participaram da formatura o primeiro sargento Leonardo de Oliveira Marques, instrutor do TG; o secretário municipal de Segurança, Elias Marques; o capitão PM Vagner Martins da Silva e sargento PM Alessandra Vieira Venceslau, da Casa Militar do Estado de SP; o comandante do 2ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Vinícius Carbonel; a responsável pelo Setor de Zoonoses, Priscila Arap; e os representantes da Defesa Civil de Poá, Edvaldo Martins Siqueira, e de Arujá, Sidnei Custódio.