06/10/2021

Defesa Civil de Suzano inicia nova capacitação no Jardim São José

Defesa Civil de Suzano inicia nova capacitação no Jardim São José

Moradores estão sendo capacitados para colaborar com o órgão em situações de emergências

Suzano realizou nesta quarta-feira (06/10) a primeira aula de uma capacitação voltada aos moradores do Jardim São José. A iniciativa faz parte do Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec), que instrui membros de comunidades onde existem áreas de risco para atuarem de forma preventiva nas mais diversas situações. As aulas estão previstas para serem concluídas no próximo mês.

Na ocasião, o diretor da Defesa Civil, Antonio Wenzler, e outros profissionais do setor ministraram o curso para uma turma de 22 pessoas do bairro. Eles foram orientados sobre como agir diante de situações de incêndio em vegetações, alagamentos e enchentes, visando preservar a vida dos demais moradores. Para isso, eles foram informados sobre como estes eventos são originados, como identificar riscos, formas de preveni-los e quais medidas de segurança devem ser tomadas.

O Nupdec tem como objetivo preparar grupos de moradores para atuação emergencial em casos de eventualidades nas comunidades, seja com tragédias naturais, acidentes domésticos, ataques de animais peçonhentos, entre outras. Por meio da capacitação, os participantes se tornam aptos a acionar as autoridades de maneira mais eficiente e detalhada, inclusive auxiliando os profissionais no atendimento de vítimas.

Além do Jardim São José, a iniciativa iniciou a capacitação de outras 15 pessoas do Parque Maria Helena na última sexta-feira (01/10). Desde sua criação, em 2018, aproximadamente 90 pessoas foram formadas pelo curso e estão aptas a atuar de forma preventiva em comunidades por toda a cidade. Elas compõem uma linha direta entre a população local e a Defesa Civil, que mantém monitoramento constante de 43 áreas de risco de alagamento ou deslizamento de terra no município.

Wenzler destacou a importância da capacitação, que em agosto foi transformada em curso informativo pelo governo do Estado e se tornou uma referência nos trabalhos em áreas de risco com participação popular. Ele conta que com esse retorno de atividades presenciais, o intuito é somar mais cidadãos capacitados a este grupo preventivo da cidade. O diretor pontua que por meio do Nupdec, são unidos esforços para garantir a segurança da população e agir prontamente diante de ameaças naturais e outras adversidades.