05/10/2021

Curso de Promotoras Legais inicia mês com aula sobre câncer de mama

Curso de Promotoras Legais inicia mês com aula sobre câncer de mama

Atividade integra programação da campanha Outubro Rosa em Suzano e terá apresentação da ginecologista Isabella Lozano Navajas

O 9º curso de Promotoras Legais Populares (PLP) inicia o “Outubro Rosa”, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, com aula especial nesta terça-feira (05/10). O 27º encontro traz a explicação da ginecologista Isabella Lozano Navajas, médica da rede de saúde de Suzano. O conteúdo, oferecido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), pode ser acompanhado no canal “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

A explanação traz reflexões e apontamentos importantes para as mulheres, principalmente aquelas acima dos 40 anos, e desmistifica os tabus sobre o câncer de mama, mostrando mitos e verdades e direcionando os locais para buscar ajuda.

Graduada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e com residência Médica na Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, Isabella trabalha em quatro equipamentos municipais, atendendo durante consultas de rotina e pré-natal: o Ambulatório de Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Casa Branca, do Jardim Natal e do Jardim Vitória.

Especialista pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), ela aponta que o diagnóstico correto é fundamental para aumentar as chances de cura. a médica pontua que por mais difícil que seja receber o diagnóstico, quanto antes, melhor. Então, ela pede para que não exista vergonha de compartilhar. Caso seja percebida alguma anormalidade, a alternativa é procurar um médico, pois o câncer é, muitas vezes, silencioso e assintomático, tornando essencial conhecer o próprio corpo.

Durante o debate, a médica também tranquiliza as mulheres sobre o exame de mamografia, que é o principal aliado no rastreamento do câncer de mama.

A primeira-dama e dirigente do Saspe, Larissa Ashiuchi, reforça a preocupação do município com a saúde das mulheres e pontua alguns dos avanços para o atendimento das suzanenses. Ela ressalta que a vida de cada mulher é debatida com muito respeito pela rede de saúde, exemplificando que na última semana, houve a conquista de um novo mamógrafo para o Ambulatório de Especialidades, recurso novo para preservar a vida das mulheres. Larissa conta que debater este tema é fundamental, ressaltando que a ginecologista convidada traz de maneira muito didática os conteúdos para as alunas.