Projetos

PROJETO CULTURA PRESENTE

 

Espetáculos musicais, de dança, teatro e outras linguagens acontecem em diversos locais da cidade, todos os finais de semana, ampliando o acesso da população a bens artísticos e estimulando a produção artística local.

PROJETO MEMÓRIA VIVA

No campo da educação patrimonial e da preservação da memória oral a Secretaria d Cultura realiza anualmente pelo menos duas edições do projeto que homenageia personalidades que contribuíram e contribuem no desenvolvimento e história da cidade de Suzano, atuando nas mais diversas áreas e registra informações relevantes da memória social da comunidade, ressaltando o protagonismo de pessoas na construção da história de Suzano.

PROJETO VIVÊNCIAS CULTURAIS

 

O processo de formação cultural, em especial através das oficinas culturais, ocorre na cidade de Suzano há muitos anos, mas a partir de 2017 entendemos ser necessário dar uma formatação e conceitualização a este processo, nascendo assim o Programa Vivências Culturais.

O projeto Vivências Culturais  é um processo de formação em especial no que se refere as oficinas culturais que visa oportunizar ao cidadão o acesso a iniciação cultural garantindo o contato com as várias linguagens artísticas através de oficinas culturais que tem a duração mínima de oito meses.

Nestas oficinas os beneficiados, que podem ser de qualquer idade, possuem acesso a conceitos teóricos, exercícios práticos, é dada a oportunidade de workshops com especialistas, acesso a simpósios, vivências através de audições, visitações a exposições, garantido o acesso a espetáculos e ainda de exposição de seus trabalhos.

Além da iniciação ainda ofertamos para pessoas que estão em vias de profissionalização no fazer cultural acesso a workshop´s, simpósios, encontros, debates, master class e outras formas de aprimoramento.

Hoje proporcionamos a 4 mil alunos o acesso às oficinas e cursos, workshops, palestras, simpósios, encontros , fomento ao processo de trocas, descobertas e aprimoramento artístico.

A estes alunos é oportunizado estas vivências que os estimulam a ir em busca novas experiências e levam consigo um olhar mais amplo, saem com forte influência da cultura em seus “fazeres” e alguns saem, ainda, em busca da profissionalização, complementação, e se tornam profissionais da cultura.

Acreditamos que o acesso a manifestação cultural cumpre um papel fundamental na construção de uma nova sociedade.

Temos certeza que através do Programa Vivências Culturais é oportunizado ao cidadão e ao artista o contato com novas formas e ferramentas de expressão, exercício de sua capacidade criativa e aprofundamento do olhar sobre o universo cultural, o respeito e valorização às diferenças e nova capacidade de interpretar e interferir neste mundo.

Oficinas regulares: música (violão, violoncelo,canto e violino), teatro, dança (contemporânea e ballet) artes plásticas (artesanato, grafitti, pintura em tela e desenho) e capoeira.

Os cursos são ofertados nos Centro Culturais (Boa Vista, Colorado, Palmeiras, Casarão das Artes, Dr. Armando de Ré e Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e em 4 instituições parceiras.

O projeto Vivências se desdobra em Saraus e Circulação Vivências.

 

PROJETO ARTE PÚBLICA

Projeto criado em 2010 visa tornar acessíveis as produções de artistas plásticos e artistas urbanos da cidade e região, confeccionando obras de arte de grandes proporções em locais públicos do município.

 

Programa de Esporte e Lazer na cidade – PELC

Programa realizado em parceria com o Ministério do Esporte que possibilita ofertar a mais de 4000 pessoas o acesso à práticas esportivas, a linguagens artísticas e diversas ações de lazer. O programa está presente em 20 localidades no município e atende a pessoas de todas as idades.

 

Programa Fomento à Leitura

Bibliotecas Públicas

A Secretaria mantêm hoje 5 bibliotecas em regular funcionamento, sendo elas as dos Centros Culturais de Palmeiras, Boa Vista, Colorado que funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, CEU Jd. Gardênia que funciona de terça a sábado, das 8 às 17 horas e da Biblioteca central Profa. Maria Elisa de Azevedo e Cintra, que funciona no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, das 8 às 19 horas no período letivo e das 8 às 17 horas nos períodos de férias escolares.

A criação de dias e horários especiais de atendimento foi uma opção da atual gestão para permitir que os usuários tivessem opções para acessar as bibliotecas públicas do município.

As bibliotecas públicas contam com eventos esporádicos de fomento à leitura como presença de escritores, lançamento de livros e oficinas de contação de história.

Toda a consulta do acervo que permite a busca por título, autor, editora, local onde se encontram, disponibilidade, número de exemplares é possível através do Sistema Alexandria, via site da Prefeitura de Suzano.

Fomento à Literatura

A secretaria de Cultura apoia a vinda de escritores ao município para dividirem com o público sua experiência na produção literária e fomenta o acesso ao livro e à leitura, assim como encontro de escritores, contistas e poetas.