10/09/2022

Cultura e Compac promovem curso sobre conceitos de preservação

Cultura e Compac promovem curso sobre conceitos de preservação

Capacitação ocorrerá às quintas-feiras, a partir do dia 15, e será voltada não apenas para profissionais da área como também para o público em geral

A Secretaria de Cultura de Suzano e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) realizarão, a partir da semana que vem, o curso gratuito de extensão em Educação Patrimonial – Introdução aos Conceitos de Preservação. O objetivo da iniciativa é tratar sobre a preservação dos bens materiais e imateriais da cidade e mostrar a importância de sua manutenção. Ao todo, são 30 vagas disponíveis.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/8TnXbBK4VxTrsoN19 por universitários, arquitetos, historiadores, educadores e público em geral. O curso também tem apoio da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), da Faculdade Piaget e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

De acordo com a vice-presidente do Compac e uma das professoras, a arquiteta e urbanista Cind Kelly Octaviano, a capacitação busca promover uma “educação patrimonial” junto à população. “Este é um dos nossos objetivos do Compac, a partir de fundamentos básicos sobre patrimônio histórico, com conceitos europeus e brasileiros”, informou Cind.

Além da questão pedagógica, a vice-presidente do Compac também destacou que a iniciativa pode ser um pontapé para que o debate patrimonial se amplie em Suzano. “Essa disciplina é muito recente e muitos arquitetos e historiadores não tiveram esse entendimento por completo, então queremos que esse curso seja a base para futuras capacitações que venham a trazer fundamentos para que conselheiros e estudantes possam se aprofundar no tema”, finalizou.

Outro ponto que deve ser esclarecido também é sobre a utilização do patrimônio histórico pela população. A estrutura não precisa ser algo intocado, pelo contrário, pode ser ocupada, usufruída e apreciada pelos frequentadores. “Queremos mostrar para a população como foi a origem da cidade, destacar nossa história e de onde viemos e estimular que aquele local continue em uso”, definiu o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto.

Serviço

O curso terá jornada de 30 horas e ocorrerá às quintas-feiras, com início previsto para o próximo dia 15 e término em 26 de novembro, no campus da Faculdade Piaget, localizada na avenida Mogi das Cruzes, 1.001, no Parque Suzano, das 15 às 18 horas. Ao final da capacitação os estudantes receberão um certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4747 4180.