12/09/2022

CS II tem horário ampliado para retirada de medicamentos

CS II tem horário ampliado para retirada de medicamentos

Farmácia da unidade agora funciona das 7 às 19 horas, inclusive aos sábados; alteração começou a valer nesta segunda-feira (12/09)

A farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II passou a funcionar em um novo horário para atender um número maior de pessoas: das 7 às 19 horas, inclusive aos sábados. Antes o atendimento ocorria entre 7h30 e 17 horas e não promovia a entrega de medicamentos aos finais de semana. A novidade começou nesta segunda-feira (12/09).

A mudança foi definida para trazer maior comodidade para a população, que precisa se deslocar até o CS II para pegar um medicamento, visando justamente os moradores que trabalham durante a semana em horário comercial e que, às vezes, não têm tempo hábil de sair do trabalho e conseguir retirar o remédio na unidade.

Com a alteração, a quantidade de pessoas atendidas deve aumentar, passando de 250 por dia para cerca de 300. Ao menos esta é a primeira análise da farmacêutica do CS II Nicole Lage Reis Moraes. “Nós vamos abrir meia-hora antes e fechar duas horas depois para ajudar esse grupo sem a necessidade de faltar ao trabalho ou se atrasar porque precisou passar antes na farmácia do CS II para pegar a medicação”, destacou a profissional. Caso os números se concretizem, o atendimento mensal pode passar de 5,5 mil para 7,8 mil, um aumento de 41,8%.

A mudança também vai afetar a distribuição de medicamentos controlados, que era realizada das 9 às 16 horas, e agora vai ocorrer durante todo o horário de atendimento. Aos sábados, o atendimento também será das 7 às 19 horas e poderá contribuir com o fornecimento de remédios para o Pronto-Socorro Municipal (PS). “É uma ótima notícia para a população, que poderá retirar medicamentos até no fim de semana. Mas também sairá beneficiado dessa alteração o PS, que às vezes necessita de um antibiótico rápido para tratar uma enfermidade com mais urgência. Esperamos que todos que precisem dos medicamentos agora possam retirá-los com a ajuda deste novo horário sem que saiam prejudicados em outros compromissos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.

O CS II está localizado na avenida Paulo Portela, 205, no centro de Suzano.