27/07/2022

Complexo Mirambava recebe novo encontro de prevenção ao suicídio

Complexo Mirambava recebe novo encontro de prevenção ao suicídio

Evento realizado nesta quarta-feira (27/07) teve como tema a prevenção de casos envolvendo integrantes do grupo LGBTQIA+

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), realizou na tarde desta quarta-feira (27/07) mais um encontro de prevenção ao suicídio no Complexo Educacional e Cultural Mirambava. Desta vez, o tema abordado foi “Prevenção de processos autodestrutivos e suicídio no grupo LGBTQIA+”. O evento teve palestra on-line de Maura Âmbar, mulher trans, professora e escritora de vários livros e mediação da enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e suicidologista Isabelle Trindade.

Mais de 60 pessoas puderam assistir à apresentação, que faz parte de um projeto de prevenção ao suicídio que promove, desde setembro de 2021, formações para a rede intersetorial sobre manejo de situações de risco. Após o evento desta quarta-feira, os participantes puderam fazer perguntas à Maura Âmbar.

O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, destacou que abordar um tema tão delicado como este é fundamental. “Suicídio ainda é um tabu. É preciso muito cuidado ao falar sobre isso e não gerar qualquer tipo de informação que possa ser confundida como incentivo. Por isso é necessário tratar do assunto como um problema real, porque nem sempre a pessoa que está tentando tirar a própria vida dá sinais claros do que pretende fazer, mas ao mesmo tempo com todo cuidado que ela merece”, avaliou o chefe da pasta.

Os encontros da Raps ocorrem toda última quarta-feira do mês, sendo que o de agosto já está agendado com o tema “Famílias enlutadas por suicídio”. Por sua vez, o do mês seguinte ainda terá definição de um tema em razão de ser um mês tradicionalmente pautado pela luta contra o suicídio por meio da campanha “Setembro Amarelo”.

Entre os assuntos já debatidos estão autolesão, automutilação e saúde mental da pessoa idosa. Outras informações sobre o grupo intersetorial podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745 2094 ou pelo e-mail rapssuzano@yahoo.com.br.