06/05/2022

Cineteatro recebe evento em homenagem ao Dia das Mães

Mulheres suzanenses foram reconhecidas em ação promovida pela Secretaria Municipal de Governo nesta sexta-feira (06/05)

O Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (08/05), foi comemorado pela Secretaria Municipal de Governo com um evento de homenagem às mulheres suzanenses. Ao todo, 40 nomes foram reconhecidos durante a cerimônia “Mães Guerreiras de Suzano”, que contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi. O encontro teve o objetivo de reforçar o protagonismo feminino na sociedade.

A cerimônia, liderada pelo secretário Alex Santos, foi marcada pela emoção. Em discurso, o chefe da pasta agradeceu às mulheres de Suzano e reforçou a importância da ação. “Hoje é um dia especial para celebrar mais uma vez o protagonismo feminino na cidade. Nossas mães são fonte de inspiração para que cada dia mais possam cuidar e zelar pelas vidas suzanenses”, disse.

Larissa Ashiuchi também usou a palavra e cumprimentou todas as mães, independentemente de títulos. “Mãe é amor, é nisso que eu acredito. Não importa se é mãe de sangue, mãe de criação, madrinha ou até mesmo as chamadas ‘mães de pet’. Tudo é amor. Mãe é aquela que está junto, que acompanha, que cuida, que orienta e que precisamos muito valorizar. Costumo dizer que eu tenho 300 mil filhos, que é a nossa população suzanense, porque eu realmente adotei essa cidade para cuidar e é o que eu amo fazer. Aproveito também para desejar um feliz Dia das Mães para minha mãe, dona Elza, que sempre me inspirou a ser uma pessoa melhor”, disse ela, emocionada.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi falou sobre o protagonismo das mulheres nas mais diferentes áreas de atuação. “Este é um evento dinâmico e muito plural. São 40 mulheres de garra. Muitas delas conheço pessoalmente, sou amigo e admiro muito. Acredito que o que todas elas têm em comum é o amor e a fé. Não são poucos os desafios de uma mãe, reconheço isso, e percebo que a fé é elemento essencial para essa jornada. Parabéns a todas as mães de Suzano, nossas verdadeiras guerreiras, em especial para minha mãe Célia, para minha sogra Elza e minha irmã Érica”, completou.

A cerimônia ainda contou com as presenças dos presidentes dos Conselhos Tutelares 1 e 2, Jaqueline Esteves e Wellington Vinícius, que comentaram sobre o trabalho desenvolvido no órgão, os desafios e a importância do papel desempenhado pelas mães na vida das crianças e dos adolescentes. Ainda participaram os vereadores Joaquim Antônio da Rosa Neto; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e Gerice Lione. Durante discurso, a parlamentar também falou sobre ser mãe e sobre as “mães” que ganhou na vida.

Também participaram da homenagem a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira; o assessor estratégico Jefferson Ferreira Santos, o Prefeito da Academia; e o interventor da Santa Casa de Misericórdia, Sadao Sakai; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito; a diretora de projetos e coordenadora do curso de Promotoras Legais Populares, Sandra Lopes Nogueira; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano, Maria Margarida Mesquita; a coordenadora do Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência, Nayara Couto; a representante do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Samira Chahade; e a representante da Comissão de Eventos da OAB Suzano, Daniela Moraes.

Por parte dos conselhos municipais participaram Maria Monteiro, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e Marli de Fátima de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Educação.

Homenageadas

A cerimônia homenageou a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira; a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Dulce Ramos; a diretora técnica de Meio Ambiente, Solange Wuo; a presidente da União da Família Azul, Ana Paula Pereira Santos; a presidente da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS), Cleomarcia de Oliveira Silva Barboza; a presidente do Conselho Tutelar I, Jaqueline Esteves; as conselheiras tutelares Francisca Xavier, Arlete Pacheco, Sônia Aparecida da Silva, Rita Cavalcante e Naiara Fernandes Marcato; as funcionárias do Conselho Tutelar Sofia da Paixão, Selma da Silva Oliveira, Luciene Santos Ribeiro da Silva, Lisiane Martins dos Santos e Sandra Aparecida Maciel de Matos; as advogadas Sueleide Pereira Serafim Cirino e Arielma Andrade; a diretora escolar Marli de Fátima; a chefe de cozinha Juliana de Souza Castro; a gari Aline Marcelino da Silva; as cozinheiras Marli de Matos Eugênio e Cláudia Aquino; as guardas municipais Nair Aparecida do Prado e Sônia Regina da Costa Silva; a analista de faturamento Viviane dos Santos Rodrigues; as gestoras do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Joyce Moreira e Juliana Sant’Ana; a primeira denunciante da Lei Maria da Penha em Suzano, Elisabete Alves de Sousa; as funcionárias da Secretaria Municipal de Governo, Michelli Carlete, Jaqueline Gonçalves e Joyce Ferreira; a microempresária Simone Eclache; a funcionária do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) Rubia Mathey; e as mães do Conselho Tutelar Ana Paula do Nascimento Pinheiro, Márcia Gomes dos Santos, Tatiana Gonçalves de Souza, Andreia Aucilene Calixto Monteiro e Rita de Cássia Gonçalves da Silva.