06/05/2022

Cineteatro recebe evento em homenagem ao Dia das Mães

Cineteatro recebe evento em homenagem ao Dia das Mães

Mulheres suzanenses foram reconhecidas em ação promovida pela Secretaria Municipal de Governo nesta sexta-feira (06/05)

O Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (08/05), foi comemorado pela Secretaria Municipal de Governo com um evento de homenagem às mulheres suzanenses. Ao todo, 40 nomes foram reconhecidos durante a cerimônia “Mães Guerreiras de Suzano”, que contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi. O encontro teve o objetivo de reforçar o protagonismo feminino na sociedade.

A cerimônia, liderada pelo secretário Alex Santos, foi marcada pela emoção. Em discurso, o chefe da pasta agradeceu às mulheres de Suzano e reforçou a importância da ação. “Hoje é um dia especial para celebrar mais uma vez o protagonismo feminino na cidade. Nossas mães são fonte de inspiração para que cada dia mais possam cuidar e zelar pelas vidas suzanenses”, disse.

Larissa Ashiuchi também usou a palavra e cumprimentou todas as mães, independentemente de títulos. “Mãe é amor, é nisso que eu acredito. Não importa se é mãe de sangue, mãe de criação, madrinha ou até mesmo as chamadas ‘mães de pet’. Tudo é amor. Mãe é aquela que está junto, que acompanha, que cuida, que orienta e que precisamos muito valorizar. Costumo dizer que eu tenho 300 mil filhos, que é a nossa população suzanense, porque eu realmente adotei essa cidade para cuidar e é o que eu amo fazer. Aproveito também para desejar um feliz Dia das Mães para minha mãe, dona Elza, que sempre me inspirou a ser uma pessoa melhor”, disse ela, emocionada.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi falou sobre o protagonismo das mulheres nas mais diferentes áreas de atuação. “Este é um evento dinâmico e muito plural. São 40 mulheres de garra. Muitas delas conheço pessoalmente, sou amigo e admiro muito. Acredito que o que todas elas têm em comum é o amor e a fé. Não são poucos os desafios de uma mãe, reconheço isso, e percebo que a fé é elemento essencial para essa jornada. Parabéns a todas as mães de Suzano, nossas verdadeiras guerreiras, em especial para minha mãe Célia, para minha sogra Elza e minha irmã Érica”, completou.

A cerimônia ainda contou com as presenças dos presidentes dos Conselhos Tutelares 1 e 2, Jaqueline Esteves e Wellington Vinícius, que comentaram sobre o trabalho desenvolvido no órgão, os desafios e a importância do papel desempenhado pelas mães na vida das crianças e dos adolescentes. Ainda participaram os vereadores Joaquim Antônio da Rosa Neto; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e Gerice Lione. Durante discurso, a parlamentar também falou sobre ser mãe e sobre as “mães” que ganhou na vida.

Também participaram da homenagem a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira; o assessor estratégico Jefferson Ferreira Santos, o Prefeito da Academia; e o interventor da Santa Casa de Misericórdia, Sadao Sakai; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito; a diretora de projetos e coordenadora do curso de Promotoras Legais Populares, Sandra Lopes Nogueira; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano, Maria Margarida Mesquita; a coordenadora do Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência, Nayara Couto; a representante do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Samira Chahade; e a representante da Comissão de Eventos da OAB Suzano, Daniela Moraes.

Por parte dos conselhos municipais participaram Maria Monteiro, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e Marli de Fátima de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Educação.

Homenageadas

A cerimônia homenageou a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira; a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Dulce Ramos; a diretora técnica de Meio Ambiente, Solange Wuo; a presidente da União da Família Azul, Ana Paula Pereira Santos; a presidente da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS), Cleomarcia de Oliveira Silva Barboza; a presidente do Conselho Tutelar I, Jaqueline Esteves; as conselheiras tutelares Francisca Xavier, Arlete Pacheco, Sônia Aparecida da Silva, Rita Cavalcante e Naiara Fernandes Marcato; as funcionárias do Conselho Tutelar Sofia da Paixão, Selma da Silva Oliveira, Luciene Santos Ribeiro da Silva, Lisiane Martins dos Santos e Sandra Aparecida Maciel de Matos; as advogadas Sueleide Pereira Serafim Cirino e Arielma Andrade; a diretora escolar Marli de Fátima; a chefe de cozinha Juliana de Souza Castro; a gari Aline Marcelino da Silva; as cozinheiras Marli de Matos Eugênio e Cláudia Aquino; as guardas municipais Nair Aparecida do Prado e Sônia Regina da Costa Silva; a analista de faturamento Viviane dos Santos Rodrigues; as gestoras do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Joyce Moreira e Juliana Sant’Ana; a primeira denunciante da Lei Maria da Penha em Suzano, Elisabete Alves de Sousa; as funcionárias da Secretaria Municipal de Governo, Michelli Carlete, Jaqueline Gonçalves e Joyce Ferreira; a microempresária Simone Eclache; a funcionária do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) Rubia Mathey; e as mães do Conselho Tutelar Ana Paula do Nascimento Pinheiro, Márcia Gomes dos Santos, Tatiana Gonçalves de Souza, Andreia Aucilene Calixto Monteiro e Rita de Cássia Gonçalves da Silva.