27/04/2022

Cineteatro recebe encontro de servidores do projeto ‘Trocando Ideias’

Trabalhadores dos dois cemitérios municipais de Suzano debateram a respeito do luto vivido no dia a dia da função

A Secretaria de Administração de Suzano, por intermédio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), realizou o terceiro encontro do projeto direcionado aos funcionários dos cemitérios municipais no Cineteatro Wilma Bentivegna. Na ocasião, 22 trabalhadores participaram.

Divididos em duas turmas, ao longo do mês de abril, os servidores dos cemitérios São João Batista, localizado no Parque Alvorada, e do cemitério São Sebastião, no Sítio São José, 22 funcionários assistiram à animação “Viva: A Vida é uma Festa” e conversaram a respeito da história do filme, da relação dos personagens com o luto e a forma com a qual isso pode ser levado no dia a dia nos trabalhos.

Este foi o terceiro encontro do projeto, que já havia reunido os funcionários em fevereiro para tratar da integridade física deles e promovido visitas regulares de integrantes do NAS aos dois cemitérios. A próxima atividade será realizada em junho, com a temática “Administração Financeira”, voltada para ajudar os participantes nas melhores formas de cuidar de suas economias e alertar como uma má gestão pode interferir na vida profissional.

“A ação foi muito proveitosa, sendo intermediada pelo nosso núcleo educacional. Tratar de um assunto como o luto requer leveza para não impactar, mas demonstrar apoio e tranquilidade aos servidores, e exibir uma animação que fala de uma forma confortante sobre a perda de uma vida pode ter dado uma nova visão a eles”, comentou a coordenadora do NAS, Renata Pires.

Segundo a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira, os encontros do projeto têm influência direta no desempenho dos servidores durante o trabalho. “Neste segundo encontro, tratamos talvez do tema mais delicado da atividade, que é a questão do luto. Cada um desses servidores convive diariamente com enterros e com o adeus de pessoas que são queridas. Isso é algo que impacta durante o serviço e nosso objetivo é amenizar esse peso”, relatou.