29/12/2021

CCMI encerra 2021 com retorno das atividades presenciais e mais de cem atendidos

CCMI encerra 2021 com retorno das atividades presenciais e mais de cem atendidos

Cursos ainda estão em processo de retomada gradual na unidade, com a oferta de seis deles no próprio local

O Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, da Prefeitura de Suzano, finaliza o ano de 2021 com a retomada de seis cursos presenciais, contemplando mais de cem idosos. O retorno gradual, respeitando todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), começou em outubro.

Até o momento, os alunos dos cursos de violão, tricô, crochê, xadrez, damas e alfabetização já retornaram, além de grupos que treinam baralho e dominó para futuras competições.

A expectativa para o próximo ano é de que haja a retomada total dos cursos em fevereiro, com novas turmas e atividades que incentivam a socialização dos suzanenses da melhor idade. Segundo a coordenadora Adelaide Fischer, o centro está criando ações de acolhimento e avaliando o cenário da pandemia.

“Estamos muito ansiosos pelo retorno de todos os nossos idosos, criando novas atividades para envolvê-los cada vez mais, incentivando jogos de memória, leitura, ginástica, entre outros. Unir o bem-estar do corpo e da mente é uma premissa do CCMI”, destacou.

Além das aulas, a unidade fez a confecção de diversos painéis comemorativos, em parceria com a equipe da ginástica oriental Lian Gong, como de Dia das Mães e início da primavera, além da produção de colchas e outros materiais.

A última ação do órgão foi a montagem de uma árvore de Natal, trazendo o espírito desta época para as aulas e finalizando um ano repleto de desafios para a terceira idade.

Mesmo durante a pandemia, a equipe do órgão municipal manteve atividades de maneira remota, além de dar assistência aos frequentadores do local, com ligações constantes e mensagens em grupos de aplicativo.

Para a dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a retomada das ações do CCMI foi bastante aguardada pelos idosos. “Muitos dos atendidos pelo CCMI ligavam para as equipes para saber sobre as atividades. O espaço é muito mais que um local de capacitação, é também onde os idosos compartilham suas histórias e criam ciclos de amigos. É muito importante para um município ter projetos que cuidam de quem tanto já cuidou de nós”, exaltou Larissa.

Neste ano, o CCMI completou três anos de atendimento, somando 2,5 mil idosos cadastrados, tendo ofertado anualmente mais de 50 atividades e alcançado 30 mil pessoas.

Para os interessados em ingressar nas novas turmas, é necessário ter mais de 55 anos, residir no município de Suzano e apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A sede do CCMI fica localizada na rua Benjamin Constant, 1.375, no centro.