06/07/2022

‘Cata-Treco’ vai atender 14 bairros a partir desta quinta-feira

‘Cata-Treco’ vai atender 14 bairros a partir desta quinta-feira

Dois caminhões irão percorrer os bairros da cidade retirando materiais sem serventia à população

O projeto Operação Cata-Treco, da Prefeitura de Suzano, começa nesta quinta-feira (07/07) uma nova agenda que irá abranger 14 bairros. A iniciativa, viabilizada pela Secretaria Municipal de Governo, com a utilização de dois caminhões, irá percorrer os locais durante os próximos sete dias úteis recolhendo os materiais inservíveis que já não possuem utilidade pela população.

Pela nova agenda serão atendidos os bairros Veraneio Juruá, Jardim Santa Inês, Jardim São José, Jardim São Bernardino, Jardim Graziela, Chácara Méa, Recreio Sertãozinho, Meu Sossego, Jardim Fernandes, Cidade Boa Vista, Jardim Carmem, Jardim Dona Benta, Jardim Europa e Jardim Varan.

Os moradores dos bairros selecionados devem deixar os materiais já sem utilidade do lado de fora das casas. Entre os objetos que podem ser descartados estão madeiras, mesas, sofás, colchões, eletrodomésticos e outros inservíveis, exceto resíduos de construção civil (entulho). O serviço também contempla o recolhimento de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que deverão ser entregues em garrafa PET fechada. A programação prevê que os veículos passem pelas ruas entre 8 e 17 horas.

Para o secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, oferecer este serviço à população é uma forma de combater o descarte irregular nas ruas da cidade. “Nós conseguimos ajudar o morador da nossa cidade a se desfazer de um objeto que não possui mais serventia, não pelo menos aquela serventia original que o produto oferecia quando foi comprado, e, paralelo a isso, evitamos que estes mesmos materiais sejam jogados nas ruas, contribuindo para a formação de enchentes”, destacou o chefe da pasta.

Moradores de Suzano que queiram solicitar o serviço do “Cata-Treco” podem acessar o link bit.ly/CTnoBairro para solicitar a vinda do caminhão, da mesma maneira, a população pode denunciar o descarte irregular por meio da Ouvidoria Municipal, de forma anônima, pelo telefone 0800-774-2007.

Reciclagem

Dar o descarte correto de um objeto e impedir a degradação do espaço público é umas das propostas do “Cata-Treco”, entretanto, o item descartado pode ser encaminhado para a Central de Triagem do Jardim Colorado. Neste local, os materiais passam por um processo de reciclagem, prensa e venda e parte do que é arrecadado com a comercialização é destinada para 14 famílias da cooperativa parceira da administração municipal.