08/09/2021

Campanha ‘Todas Por Elas’ recebe doação de 1,6 mil absorventes

Pacotes foram arrecadados por servidores da Secretaria de Educação de Suzano; itens serão distribuídos às mulheres em situação de vulnerabilidade social

O Fundo Social de Solidariedade de Suzano recebeu nesta quarta-feira (08/09) a doação de 185 pacotes de absorventes direcionados à campanha “Todas Por Elas”, que visa viabilizar os itens às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação partiu dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que angariaram 1.640 unidades e as entregaram à primeira-dama e presidente do órgão, Larissa Ashiuchi.

A ação ocorreu na própria sede da pasta. Na oportunidade, Larissa pôde conhecer de perto as instalações da Educação, passando pelos setores de departamento pessoal, demandas, informática educacional, assistência técnica de educação infantil e jurídico, gabinete, prestação de contas, núcleo de formação e de educação especial, supervisão, almoxarifado, limpeza, reprografia e dos programas Passe Livre Estudantil e Prevenir a Violência Escolar.

Além dessas, as áreas de alimentação e transporte também contribuíram com a arrecadação dos pacotes, que têm de oito a 16 unidades de absorventes. De acordo com o titular da pasta, Leandro Bassini, a campanha “Todas Por Elas” uniu mulheres e homens em prol da luta contra a pobreza menstrual. O secretário disse que a equipe se uniu pela causa, considerada de máxima relevância. Ele conta que todos doaram pacotes com muita satisfação, visto que isso pode fazer a diferença no cotidiano de muitas mulheres. Bassini ressalta que mais do que o produto em si, a doação é enxergar a necessidade do outro e ajudar a partir de um gesto simples.

A primeira-dama agradeceu o empenho dos servidores na missão e destacou a importância da mobilização para que cada vez mais pessoas se engajem na campanha. A dirigente relata que a solidariedade dos servidores da Educação vai motivar outros a fazerem suas doações, argumentando que a sociedade vive um momento delicado onde muitas famílias não têm condições de adquirir um produto básico como o absorvente. Larissa afirma que isso traz reflexos para a sociedade, uma vez que limita mulheres e meninas nos seus afazeres, como frequentar a escola durante os dias de menstruação.

A mandatária disse ainda que o debate sobre a pobreza menstrual é urgente, assim como a luta contra a fome. Ela conta que muitos não imaginam o que acontece nos lares de cada cidadão e a pandemia fez com que muitos passassem necessidades, colocando na balança a aquisição de alimentos e produtos simples de higiene pessoal. A questão expõe desafios não só da Saúde, mas também da Educação e do Desenvolvimento Social. Por isso, Larissa ressalta que é necessária a união para auxiliar quem mais precisa, independente da quantidade.

Os munícipes que tiverem interesse em participar da ação poderão levar pacotes de absorvente até a sede do Fundo Social, localizado no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501, sala 224 – Centro), das 8 às 17 horas. Ou agendar a retirada da doação com a equipe do órgão, por meio do telefone (11) 4745-2195 ou (11) 4745-2188.