14/10/2021

Campanha de Multivacinação realiza ‘Dia V’ neste sábado

Atendimento será nos 24 postos de saúde, das 8 às 17 horas

A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo sábado (16/10) o “Dia V” de multivacinação. O trabalho faz parte da campanha estadual que tem o objetivo de regularizar a situação das crianças e adolescentes de até 15 anos de idade que precisam atualizar a caderneta de vacinação. O atendimento será nos 24 postos de saúde, das 8 às 17 horas, garantindo a oferta de 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Para participar da ação, basta os pais ou responsáveis acompanharem os menores no posto de saúde e apresentar documento original com foto e caderneta de vacinação em mãos. Em caso de perda da carteirinha, a recomendação é buscar a unidade em que a criança foi imunizada pela última vez para solicitar a segunda via ou consultar a situação.

Na oportunidade, serão disponibilizadas as vacinas BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10-Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (Conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), Varicela, DTP (Tríplice Bacteriana), HPV Quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningocócica ACWY, DT (dupla adulto) e dTpa, além de todos os imunizantes contra a Covid-19.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a iniciativa visa impulsionar a cobertura vacinal na cidade, reforçando que o “Dia V” acontece em um horário alternativo, a fim de que mais pessoas possam participar da ação. Ele conta que o atendimento especial proposto para o próximo sábado tem como público-alvo as crianças e os adolescentes de até 15 anos de idade. A ideia é verificar a carteira de vacinação deste público e garantir as doses faltantes. Ele conta que serão verificadas pelo menos 16 vacinas que protegem contra doenças como meningite, tuberculose, poliomielite, sarampo, hepatite A e B, Covid-19, entre outras.

Quanto à faixa etária que está sendo imunizada contra o novo coronavírus, beneficiando os cidadãos de 12 anos ou mais, não é necessário intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las inclusive no mesmo dia. Em caso de necessidade de intervalo entre as doses, como para aplicação do imunizante contra a Febre Amarela, os profissionais da Saúde identificarão a situação por meio da caderneta e prestarão as devidas orientações.

Porém, vale ressaltar que para tomar a primeira dose contra a Covid-19, o adolescente maior de 12 anos deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância da imunização contra a Covid-19. O chefe do Executivo suzanense relata que desde o mês de setembro o atendimento foi descentralizado para todos os 24 postos de Saúde, acolhendo a demanda de primeira dose de todos os suzanenses maiores de 12 anos e ofertando ainda a segunda e a terceira aplicação, conforme aprazamento e público estipulado. Relatou que tem sido uma grande missão na cidade e que tem dado resultados positivos, pontuando a importância de sempre lembrar do protagonismo das vacinas na prevenção e controle de doenças.