18/05/2022

Caminhada contra abuso de crianças e adolescentes reúne 250 pessoas

Caminhada contra abuso de crianças e adolescentes reúne 250 pessoas

Participantes percorreram as principais vias do centro de Suzano, na manhã desta quarta-feira, para alertar a população sobre o tema

O frio de 10 graus não espantou quem foi participar da caminhada “Lembrar é Combater!”, realizada na manhã desta quarta-feira (18/05), no centro de Suzano. O evento, organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, teve início em frente ao Paço Municipal e seguiu até a Praça João Pessoa, com a participação de 250 pessoas. A ação fez parte da 9ª edição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A presidente do Fundo Social, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, reforçou a importância da conscientização contra este tipo de crime. “Temos que mostrar para as pessoas o quanto é importante essa caminhada e combater qualquer tipo de violência, seja ela sexual ou outros abusos, contra adolescentes e crianças, e mostrar para todos que não se deve se calar diante de ocorrências assim”.

Para Carlos Alberto Santiago de Araújo, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) e diretor da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, apesar do frio, o evento teve o maior público já registrado. “Nós já fizemos palestras e outras ações, mas optamos pela caminhada por concentrar mais pessoas e chamar a atenção de quem está nas ruas. Esta é a maior caminhada que organizamos. Fizemos outras durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mais modestas, mas esta teve o maior público que a gente conseguiu reunir”.

A também diretora da pasta Regiane Borges Marques Macedo, que representava na ocasião o secretário Geraldo Garippo, destacou o papel do Poder Público para evitar a exploração sexual de jovens. “Temos a obrigação de combater este crime contra crianças e adolescentes de todo o mundo, denunciar e nos engajar sem medo diante desse mal que traz tantas consequências negativas”, finalizou. Antes da caminhada começar, integrantes da Comunidade Kolping do Jardim São José realizaram uma apresentação de dança.

Para denunciar qualquer tipo de abuso, é possível entrar em contato com os Conselhos Tutelares (4748-5940 e 4748-8188), delegacias da Polícia Civil, Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, pelo site new.safernet.org.br ou pelo Disque 100.

Presenças

Também estiverem presentes no evento os vereadores Artur Takayama, Gerice Rego Lione e Lazário Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; a vice-presidente do Comdicas, Jaqueline Mendes; a presidente da Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, Suzana Rosa da Silva; o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo; a presidente do 1º Conselho Tutelar de Suzano, Jaqueline Esteves; o presidente do 2º Conselho Tutelar de Suzano, Wellington Vinícius Costa; o secretário geral-adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Suzano, Renan de Lima Franco; Ana Paula Campos Guerra, representando a Diretoria de Ensino de Suzano; Roberto Gabriel, diretor jurídico da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo e membro dos Direitos Humanos de Brasília; e integrantes da Guarda Mirim de Suzano.