01/12/2022

‘Boa Visão’ alcança marca de 24 mil crianças examinadas na rede municipal de ensino

Iniciativa visa dar oportunidade a crianças e idosos que tenham dificuldades em enxergar; até o momento, cerca de 6,5 mil estudantes e 2,5 mil idosos passaram por consultas

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e a Secretaria de Saúde de Suzano deram prosseguimento às consultas oftalmológicas de crianças da rede municipal de ensino por meio do “Programa da Boa Visão”. As avaliações foram realizadas no sábado e domingo passados (26 e 27/11), na sede do órgão. Desde o começo do projeto, em 22 de agosto, já foram realizados 24 mil pré-testes nas instituições municipais de ensino, além de cerca de 6,5 mil estudantes e 2,5 mil idosos foram atendidos por meio de consultas.

A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e pela coordenadora do projeto, Neide Franco de Lima. Após a realização dos exames, a ação prevê o acompanhamento oftalmológico para aquelas crianças que tiverem constatado a necessidade do uso de óculos e, posteriormente, possam receber o acessório. Os últimos dias de realização do projeto neste ano estão marcados para o próximo final de semana (03 e 04/11) das 8 às 16 horas.

Os trabalhos são pensados em verificar se existe alguma doença ou deficiência ocular, para então tomar a melhor decisão para tratamento e correção. Neste sentido, a coordenadora do projeto, Neide Franco de Lima, destacou que o recebimento dos óculos pode melhorar, inclusive, o rendimento dos educandos durante o período letivo. “As crianças que sentiam dificuldades em enxergar, agora conseguirão realizar atividades rotineiras na escola, sem qualquer dificuldade em relação à visão, o que facilita na absorção dos conteúdos passados em sala de aula”, comentou a coordenadora, que completou. “Além dos alunos, os idosos também estão sendo beneficiados na ação e esperamos que eles possam ter mais qualidade de vida com o auxílio dos óculos, seja para leitura, ver televisão ou promover ações do dia a dia”.

De acordo com Pedro Ishi, essa iniciativa tem um grande impacto positivo na vida da população suzanense. “Além de corrigir a visão, os óculos ajudam a garantir mais saúde e segurança ao cidadão, o que resulta diretamente na sua interação, observação e percepção dos ambientes. Acredito que este é um programa essencial, que não podemos ficar sem, mas que tenhamos mecanismos para melhorar cada vez mais para ofertar ao máximo de pessoas possivel”, apontou o chefe da pasta de Saúde de Suzano.

Por fim, a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, celebrou o andamento do projeto e os testes e consultas já realizados. “Temos o dever de cuidar da nossa população, que é o nosso maior patrimônio, e com o ‘Programa da Boa Visão’ conseguimos auxiliar nossos moradores que têm dificuldade em enxergar, e isso me deixa muito feliz como coordenadora do Saspe e moradora de Suzano. Queremos sempre aprimorar esse e outros serviços para sempre estar ao lado de nossa população”, finalizou Larissa Ashiuchi.