30/06/2021

‘Baby, Me Leva!’ ganha hotsite para promover adoção responsável

‘Baby, Me Leva!’ ganha hotsite para promover adoção responsável

Iniciativa da Prefeitura de Suzano já garantiu novo lar para 60 animais

O setor de Bem-Estar Animal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou na tarde desta quarta-feira (30/07) o hotsite do projeto “Baby, Me Leva!”, voltado à adoção responsável de cães e gatos. A plataforma está disponível no acesso rápido do site www.suzano.sp.gov.br e apresenta os animais disponíveis para adoção, sendo fruto de uma parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores da cidade, que junto com a administração municipal, contribuem com o resgate e cuidado dos cães e gatos suzanenses.

A novidade faz parte da programação especial estipulada para este mês de junho, considerado o Mês do Meio Ambiente. A apresentação foi liderada pelo chefe da pasta, André Chiang, durante evento no Cineteatro Wilma Bentivegna, conforme os protocolos de segurança sanitária contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na oportunidade, a equipe apresentou o hotsite aos protetores e representantes das ONGs vinculadas ao projeto que já promoveu a adoção responsável de 60 animais. A plataforma garante que a rede formada por 20 parceiros, sendo 17 protetores e três ONGs, tenha um espaço exclusivo para apresentar os cães e gatos disponíveis para adoção.

Por meio do site, o público interessado poderá buscar o perfil do animal acionando os filtros que determinam o sexo, porte, idade e outras características do cão ou gato. Chiang explicou que neste momento a pasta apresenta uma proposta inicial, mas até o final do mês a plataforma estará completa, com todos os filtros de buscas. Ele complementa que além disso, o site deve ofertar um espaço para outras ONGS e protetores que ainda não participam do projeto e para munícipes que eventualmente encontrarem um animal abandonado e o principal meio de contato para esses casos será o e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br.

O chefe da pasta reforçou que a iniciativa é pioneira na região, tendo o objetivo de fortalecer a rede de amparo aos animais. Ele lembrou que o setor de Bem-Estar Animal iniciou as atividades em 2017 com premissa de atuar na questão dos maus-tratos, mas ao longo deste período se propuseram a avançar com políticas públicas voltadas à proteção e cuidado de forma mais abrangente, sempre dialogando com as ONGs e protetores parceiros. Ele agradeceu também o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, que por meio da Zoonoses já castrou gratuitamente mais de 4 mil animais.

Só neste primeiro semestre, o setor recebeu 200 denúncias de maus-tratos, sendo que 47 animais foram resgatados para auxílio imediato. Os primeiros casos foram acolhidos diretamente no Playpet de Suzano, anexo ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura.

De acordo com a coordenadora do espaço, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a experiência foi intensa e, com o aumento da demanda, surgiu o projeto. “Observamos a necessidade de uma iniciativa intersetorial para cuidar desses casos. Então nasceu o ‘Baby, Me Leva!’, que já tem se consolidado como uma ação de sucesso na cidade, com 60 animais adotados”, disse.

Um desses cãezinhos é a Cacau, que há cerca de três meses foi adotada por Larissa e pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Ela foi abandonada e estava muito debilitada. Por meio do projeto pudemos dar todos os cuidados necessários e agora ela está comigo em casa, em um novo lar cheio de amor e carinho”, completou a primeira-dama.

Já o 60º animal adotado no “Baby, Me Leva!” é cão Menino, que agora tem uma nova vida no lar do estudante Rodrigo Teixeira Kajiwara. “Já tenho seis cachorros em casa e, quando vi o Menino no Play Pet, gostei muito e logo quis levar embora também”, detalhou o morador da Vila Urupês.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também participou do lançamento da plataforma digital e reforçou a importância do hotsite, sobretudo neste período de pandemia. Ele comemorou que com este novo acesso será possível auxiliar e potencializar essa linda campanha de adoção responsável e pessoas de qualquer lugar poderão ver esses animais no site e agendar uma visita para conhecer pessoalmente.