30/06/2021

‘Baby, Me Leva!’ ganha hotsite para promover adoção responsável

Iniciativa da Prefeitura de Suzano já garantiu novo lar para 60 animais

O setor de Bem-Estar Animal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou na tarde desta quarta-feira (30/07) o hotsite do projeto “Baby, Me Leva!”, voltado à adoção responsável de cães e gatos. A plataforma está disponível no acesso rápido do site www.suzano.sp.gov.br e apresenta os animais disponíveis para adoção, sendo fruto de uma parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores da cidade, que junto com a administração municipal, contribuem com o resgate e cuidado dos cães e gatos suzanenses.

A novidade faz parte da programação especial estipulada para este mês de junho, considerado o Mês do Meio Ambiente. A apresentação foi liderada pelo chefe da pasta, André Chiang, durante evento no Cineteatro Wilma Bentivegna, conforme os protocolos de segurança sanitária contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na oportunidade, a equipe apresentou o hotsite aos protetores e representantes das ONGs vinculadas ao projeto que já promoveu a adoção responsável de 60 animais. A plataforma garante que a rede formada por 20 parceiros, sendo 17 protetores e três ONGs, tenha um espaço exclusivo para apresentar os cães e gatos disponíveis para adoção.

Por meio do site, o público interessado poderá buscar o perfil do animal acionando os filtros que determinam o sexo, porte, idade e outras características do cão ou gato. Chiang explicou que neste momento a pasta apresenta uma proposta inicial, mas até o final do mês a plataforma estará completa, com todos os filtros de buscas. Ele complementa que além disso, o site deve ofertar um espaço para outras ONGS e protetores que ainda não participam do projeto e para munícipes que eventualmente encontrarem um animal abandonado e o principal meio de contato para esses casos será o e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br.

O chefe da pasta reforçou que a iniciativa é pioneira na região, tendo o objetivo de fortalecer a rede de amparo aos animais. Ele lembrou que o setor de Bem-Estar Animal iniciou as atividades em 2017 com premissa de atuar na questão dos maus-tratos, mas ao longo deste período se propuseram a avançar com políticas públicas voltadas à proteção e cuidado de forma mais abrangente, sempre dialogando com as ONGs e protetores parceiros. Ele agradeceu também o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, que por meio da Zoonoses já castrou gratuitamente mais de 4 mil animais.

Só neste primeiro semestre, o setor recebeu 200 denúncias de maus-tratos, sendo que 47 animais foram resgatados para auxílio imediato. Os primeiros casos foram acolhidos diretamente no Playpet de Suzano, anexo ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura.

De acordo com a coordenadora do espaço, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a experiência foi intensa e, com o aumento da demanda, surgiu o projeto. “Observamos a necessidade de uma iniciativa intersetorial para cuidar desses casos. Então nasceu o ‘Baby, Me Leva!’, que já tem se consolidado como uma ação de sucesso na cidade, com 60 animais adotados”, disse.

Um desses cãezinhos é a Cacau, que há cerca de três meses foi adotada por Larissa e pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. “Ela foi abandonada e estava muito debilitada. Por meio do projeto pudemos dar todos os cuidados necessários e agora ela está comigo em casa, em um novo lar cheio de amor e carinho”, completou a primeira-dama.

Já o 60º animal adotado no “Baby, Me Leva!” é cão Menino, que agora tem uma nova vida no lar do estudante Rodrigo Teixeira Kajiwara. “Já tenho seis cachorros em casa e, quando vi o Menino no Play Pet, gostei muito e logo quis levar embora também”, detalhou o morador da Vila Urupês.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também participou do lançamento da plataforma digital e reforçou a importância do hotsite, sobretudo neste período de pandemia. Ele comemorou que com este novo acesso será possível auxiliar e potencializar essa linda campanha de adoção responsável e pessoas de qualquer lugar poderão ver esses animais no site e agendar uma visita para conhecer pessoalmente.