09/06/2021

Atuação dos ecopontos é elogiada em sessão da Câmara Municipal

Vereadores parabenizaram o empenho dos agentes do Meio Ambiente na cidade

As equipes que atuam nos três ecopontos de Suzano foram homenageadas na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Suzano, que aconteceu nesta quarta-feira (09/06). Na ocasião, o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, propôs uma moção de aplausos em respeito aos serviços exemplares do setor de Meio Ambiente da cidade, principalmente no que diz respeito ao descarte de resíduos.

Na ocasião, que contou com a presença dos membros do Legislativo suzanense, do chefe da pasta, André Chiang, e da diretora do setor, Solange Wuo, o vereador promoveu uma homenagem a todos os agentes municipais que trabalham na coleta, recepção e tratamento de resíduos descartáveis. A parabenização também levou em consideração a Semana do Meio Ambiente, período em que se celebra mundialmente a luta pela preservação do verde.

Santos contou que visitou os três ecopontos da cidade e ficou surpreso com a organização e a eficiência das instalações, que estão espalhados por todo o município e acolhem os mais variados tipos de resíduos descartáveis, desde pneus a restos de construção civil (entulho).

Ele ainda lembrou do empenho e preocupação da gestão pública com as necessidades da população, destacando o trabalho intenso realizado no começo do ano para promover o desassoreamento do rio Jaguarí junto ao governo do Estado, conquista alcançada graças ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário Chiang, a diretora Solange e o deputado estadual André do Prado.

Em seu momento de fala, ele ressaltou a importância de divulgar e levar ao conhecimento do público estes instrumentos tão importantes para a preservação do meio ambiente, que se encontram totalmente à disposição da população. “Muita gente não sabe o endereço ou até mesmo a existência destes locais, portanto essa moção é importante para divulgá-los. Lixo tem lugar certo. O que está sendo feito é maravilhoso, parabéns a todos do Meio Ambiente”, concluiu o vereador.

Chiang agradeceu aos aplausos e homenagens dos membros do Legislativo em nome de todos os agentes municipais da pasta, e reforçou seu compromisso em prol do Meio Ambiente da cidade. E afirmou que seguem na luta contra o descarte irregular e os crimes ambientais e neste mês contam com uma programação especial para fortalecer tudo que já vem sendo feito no município e trabalhamos diariamente para tornar Suzano uma cidade cada vez mais sustentável.

Atualmente, Suzano conta com três ecopontos com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas, exceto feriados. O primeiro fica no Parque Maria Helena, na rua Antônio Francisco dos Santos, 186. Ele é destinado para o recebimento de restos de construção civil (entulhos), móveis e equipamentos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleos de cozinha, pilhas, baterias e latas de tinta vazias.

O segundo fica na Cidade Boa Vista, na rua Vitor Miguelino, 553, e recebe todos os tipos de pneus. Já o terceiro, da Marginal do Una, fica na rua Afonso Nícola Redondo, s/n, na Vila Figueira. O espaço é próximo à avenida Governador Mário Covas Júnior e recebe tanto entulhos como materiais recicláveis. Para mais informações, basta ligar para o telefone (11) 4745-2119.

Ecoponto Parque Maria Helena

Recebe: Entulho de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, piso etc), móveis e itens domésticos (colchões, cadeiras, armários, geladeiras, televisão, computador etc), resíduos de poda e jardinagem, recicláveis (papel, plástico, vidro, metal e isopor), óleo de cozinha, pilhas e baterias e latas de tinta vazia.

Itens não aceitos: Pneus, lixo comum, animais mortos, lixo hospitalar, tintas, óleos, resina, amianto e lâmpadas.

Endereço: Rua Antônio Francisco dos Santos, 186 – Parque Maria Helena

Ecoponto Boa Vista

Recebe: Somente pneus.

Endereço: Rua Vítor Miquelino, 553 – Cidade Boa Vista

Ecoponto Marginal do Una

Recebe: Resíduos da construção civil e materiais recicláveis.

Itens não aceitos: Objetos de madeira.

Endereço: Rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira (próximo à avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una)

Horário de atendimento dos ecopontos: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

E-mail: smma@suzano.sp.gov.br