28/12/2021

Assistência Social descentraliza serviços e amplia acolhimentos

Assistência Social descentraliza serviços e amplia acolhimentos

Pasta promoveu auxílio e desenvolveu ações com foco na população do município em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social divulgou nesta semana o balanço das ações executadas em 2021. Entre as iniciativas e os serviços dos últimos 12 meses estão a descentralização do Cadastro Único (CadÚnico), o apoio à população em situação de vulnerabilidade, a criação de campanhas de conscientização e o acolhimento emergencial durante o inverno na pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O ano da pasta foi marcado por medidas pensadas no auxílio ao público que mais precisa. Uma das principais foi a descentralização do CadÚnico. A mudança foi oficializada no mês de fevereiro. Com o objetivo de facilitar o acesso aos benefícios de programas estaduais e federais, o atendimento passou a ficar disponível nas unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

São cinco ao todo, nos bairros Cidade Boa Vista (avenida Katsutoshi Naito, 955), Parque Residencial Casa Branca (rua Maria Clara Tavares, 125), Jardim Gardênia Azul (rua Teruo Nishikawa, 570), Parque Palmeiras (rua Sebastião Moreira, 198) e Centro (rua Monsenhor Nuno, 565). Nos últimos 12 meses, a pasta nomeou seis novos servidores em cada local para prestar cuidados específicos a este público: um auxiliar administrativo, um assistente social, dois psicólogos e dois educadores.

Estas unidades realizaram atendimento a mais de 3 mil famílias que fizeram sua inscrição no CadÚnico, além da manutenção aos beneficiários prévios. Entre outras grandes contribuições está o acompanhamento de mil famílias pelo Serviço de Proteção e Atendimento à Família (PAIF) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFE), que conduziram moradores ao acesso aos programas governamentais de incentivo, como o Bolsa Família, o Vale Gás, a Tarifa Social de Energia, entre outros.

“Antes da mudança, todos os atendimentos do CadÚnico eram realizados no centro de Suzano, o que por vezes não era prático para quem vive ou trabalha nas áreas mais afastadas da sede anterior. Agora, com essa divisão para os Cras, aumentamos os atendimentos e facilitamos algo cujo objetivo é justamente ajudar os cidadãos que têm direito aos auxílios”, disse o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo.

Outro destaque do ano foi a readequação do imóvel que abrigava o Restaurante Popular para ofertar o acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua durante o inverno. No mês de julho, a iniciativa foi transferida do Complexo Poliesportivo Paulo Portela, que à época recebia uma média de 50 pessoas por noite, para o antigo estabelecimento na rua Dr. Felício de Camargo, ampliando a capacidade do serviço. Durante os momentos de frio intenso registrados na cidade, o local foi preparado com camas, quartos e refeitórios próprios para acolher 120 pessoas de forma simultânea, todas abrigadas após cadastro.

De acordo com o secretário, a manutenção do serviço foi essencial para salvar vidas no inverno, protegendo este público não apenas das condições meteorológicas como também da Covid-19. “Vivendo a situação atípica dos últimos dois anos, não há espaço para arriscar e passar a noite a céu aberto, correndo risco não apenas de uma hipotermia, mas também do vírus. Por isso, realizamos essa operação de acolhimento que deu um teto durante as noites e levou cobertores àqueles que optaram por ficar nas ruas. É o que sempre dizemos aqui, todo o apoio nunca é demais”, relatou.

Doações
Outro indicativo de presteza foram as doações de alimentos e cestas básicas aos munícipes em condição de vulnerabilidade social. Desde janeiro, a pasta entregou cerca de 9 mil toneladas de alimento às instituições parceiras com a compra e entrega de itens proteicos em geral, como carnes e derivados animais, com foco nos cuidados imunológicos contra a Covid-19. Também houve mais de 10 mil atendimentos com auxílio-alimentação e acolhimento para pessoas de todas as idades nas unidades e visitas feitas pelas equipes.

Uma das grandes entregas no ano foi o espaço que reúne serviços relacionados à secretaria: Cras Centro, CadÚnico, Espaço dos Conselhos e acolhimento emergencial de pessoas. O local também é um setor destinado aos veículos de apoio da pasta.

A Assistência Social também integrou atividades e revitalizou espaços destinados aos conselhos municipais, com destaque para as entregas aos Conselhos Tutelares da cidade, a nomeação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea) e a criação do Conselho Municipal de Proteção e Igualdade Racial (Compir), todos com espaços próprios para atuação, bem como outras equipes que receberam apoio regular durante o ano.

Parcerias
A pasta realizou ações e parcerias com as organizações sociais do município através de doações de roupas e participações em campanhas especiais dos grupos de cuidado e acolhimento Cáritas Suzano, Igreja Batista Nova Vida (IBNV), Casa São Vicente de Paulo, Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS), Centro do Dia do Idoso (CDI), ONG Vida Nova, Fundação MGI, Instituto Virtutis, Projeto Amanhecer, Comunidade Kolping e Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança (AAMAE). Foram beneficiados idosos, pessoas com deficiência (PCDs), crianças em situação de vulnerabilidade e mulheres vítimas de abusos e violência doméstica.

“Além de ações e incentivos que fizemos aos que mais precisam, aos conselhos e às instituições parceiras, também conduzimos várias campanhas de arrecadação e conscientização, enfatizando o combate ao trabalho infantil, as reflexões no Dia da Consciência Negra e no Dia do Idoso, o Laço Branco, de combate ao machismo, o Restitua Amor, para ajudar crianças e vulnerabilidade social, e muitas outras das quais nos orgulhamos muito. Fizemos muito em 2021 e, com esse empenho das nossas equipes, tenho certeza de que 2022 será tão bom e gratificante quanto”, concluiu.