Renda Cidadã

Programa Renda Cidadã
Com o propósito de implementar as políticas públicas de apoio à família, estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) instituiu, em setembro de 2001, o programa Renda Cidadã.

Este programa de transferência de renda surge com o propósito de enfrentar o processo de empobrecimento de uma parcela significativa da população, que tem alterado profundamente a estrutura da família, seu sistema de relações e os papéis desempenhados.

Um grande número de famílias vivencia processo de vulnerabilidade em decorrência do desemprego ou subemprego, falta de qualificação profissional, analfabetismo, situação precária de saúde, falta de moradia ou moradias precárias, falta de saneamento básico, violência, dependência química, separações e perdas na família, migração, assentamentos e reassentamentos.

O que é?
É um programa de transferência de renda.

Qual é a natureza da ação social?
É um benefício social de concessão temporária.

Para quem?
Famílias com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo nacional.

Qual é o objetivo?
Promover ações complementares e conceder apoio financeiro temporário direto à família, visando a autossustentação e a melhoria na qualidade de vida da família beneficiária do programa.

Critérios de seleção

  • Família com o Índice de Vulnerabilidade Social Familiar (IVSF) mais alto;
  • Família com a menor renda per capita;
  • Família chefiada por mulher;
  • Maior número de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 (dezoito) anos;
  • Membro da família cumprindo medida socioeducativa;
  • Famílias que tenha dependente com deficiência e/ou pessoa incapacitada para a vida independente e para o trabalho, ou ainda idoso com mais de 60 (sessenta) anos;
  • Famílias que tenha egresso do sistema penitenciário ou em situação de privação de liberdade.

Como se inscrever?
Atendidos os critérios acima, a família precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Contato
Email: smads@suzano.sp.gov.br
Telefone: (11) 4745-2044
Endereço: Centro Unificado de Serviços- Avenida Paulo Portela, 210