01/12/2021

Alunos expõem trabalhos sobre preservação ambiental no Suzano Shopping

Iniciativa integra o projeto ‘Planeta Água’, realizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Ecolab e o Grupo Flamingo Comunicação

O projeto “Planeta Água”, desenvolvido a partir da parceria entre a Secretaria de Educação, a Ecolab e o Grupo Flamingo Comunicação, iniciou a exposição de trabalhos produzidos por alunos da rede municipal de ensino no Suzano Shopping. A ação, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAc), é focada na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e se estenderá até o dia 14 de dezembro.

A mostra ocorre em um dos corredores do centro de compras (rua Sete de Setembro, 555 – Conjunto Residencial Iraí), das 10 às 22 horas, e é composta por 16 globos terrestres de 60 centímetros de diâmetro e um metro de altura que foram confeccionados por alunos e professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental de oito escolas municipais. O tema do projeto foi escolhido pelos idealizadores em razão dos debates mundiais acerca das mudanças climáticas e da reorganização da agenda ambiental, aliada à conscientização das crianças.

Antes de chegar à fase de exposição, a iniciativa preparou os envolvidos por meio de oficinas pedagógicas, com um guia técnico completo para consulta e um kit com materiais para as produções artísticas. As etapas de criação foram estruturadas para garantir a compreensão do tema e assimilação dos objetivos do projeto, entre eles estimular a imaginação dos alunos e desenvolver a confiança em processos criativos por meio de brincadeiras e atividades manuais.

“A proteção de nossos recursos naturais vêm assumindo uma importância cada vez maior em nosso dia a dia e, por isso, o projeto foi mais do que oportuno. Impactamos cerca de 400 alunos da cidade que trabalharam firmes para se aprofundar no tema e pensar sobre a importância de preservar a água para o nosso futuro no planeta. Tudo isso foi feito de forma lúdica, educativa e colaborativa, sempre com o apoio e receptividade das instituições, que entraram dispostas a criar grandes trabalhos”, contou o coordenador do projeto, Allan de Amorim.

Ele destacou que conscientizar professores e alunos sobre o uso consciente da água e conhecer e disseminar a identidade cultural da região geram um sentido de aproximação aos aspectos socioculturais locais. Cada uma das peças apresenta características artísticas únicas, como as visões dos alunos sobre a situação atual do planeta, representações diferentes dos continentes existentes e pedidos de união em prol do meio ambiente. As crianças também puderam nomear suas obras para a mostra.

“Essa prática artesanal é algo que diverte e ensina. Cada um dos alunos teve acesso às informações a respeito do nosso planeta, algo que é muito importante para seu desenvolvimento. Com as oficinas pedagógicas, o contato e, finalmente, a exposição de suas criações, as crianças passam a se sentir mais valorizadas, ao passo que aprendem sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, afirmou o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini.

Os alunos e educadores participantes do projeto “Planeta Água” são das escolas municipais Professora Sônia Regina Alonso Ostermayer (Recanto São José), Odário Ferreira da Silva (Jardim Belém), Professor Paulo Henrique Barreiros (Parque Samambaia), Professora Ignez de Castro Almeida Mayer (Cidade Boa Vista), Antônio Marques Figueira (Jardim Santa Helena), Abrão Salomão Domingues (Tabamarajoara), Professor José Cardoso dos Santos (Jardim São Bernardino) e Professora Mércia Amaral Andrade de Brito (Parque Residencial Casa Branca).