23/09/2022

Alunos de escola da Vila Helena produzem jornal pedagógico

Alunos de escola da Vila Helena produzem jornal pedagógico

Projeto criado pela professora de Língua Portuguesa promove aprendizado de diferentes gêneros literários

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, localizada no bairro Vila Helena, apresentaram um jornal escolar criado como um projeto da disciplina de Língua Portuguesa nesta sexta-feira (23/09). O material contou com orientação e apoio do corpo de professores da instituição, com notícias e artigos totalmente produzidos pelos jovens.

O material foi desenvolvido por 25 alunos e contou com supervisão da professora Shirley Monteiro Lima, que criou o jornal junto às crianças para introduzi-las a este gênero literário. Entre os temas trabalhados estão questões sociais como o combate ao preconceito em suas diversas esferas, a importância da alimentação saudável e a conservação do ambiente escolar.

O trabalho também conta com informativos direcionados aos alunos, como, por exemplo, a notificação da inauguração de uma quadra da unidade escolar, reformada pelo trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação junto à pasta de Manutenção e Serviços Urbanos suzanense, enquanto um outro artigo trata do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM), ressaltando a possibilidade da implementação de novos projetos pedagógicos e de aquisição de novos materiais graças ao investimento de R$ 3 milhões às 74 escolas municipais, plano anunciado recentemente pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi.

De acordo com a diretora Rosana Borges, o resultado da produção foi muito positivo. “Esse projeto proposto pela professora Shirley ficou lindo, os alunos gostaram muito da experiência de montar o jornal e de fazer as matérias. É uma ação que foi além da sala de aula, pois fomos convidados para participar da próxima edição do programa ‘Cola Aí na Live’, que vai ao ar na primeira semana do mês de outubro”, contou.

Para o chefe da Educação suzanense, Leandro Bassini, os projetos pedagógicos buscam, em primeiro lugar, ensinar e fixar conteúdos e ideais de cidadania nos jovens. “Junto desta função principal, essas atividades também podem servir como inspiração para que estes alunos possam demonstrar o talento e a criatividade por um meio lúdico e prático. O produto final ficou muito bonito, por isso parabenizo a diretora Rosana, a professora Shirley e a todos os alunos que participaram desse processo”, relatou.