30/10/2021

Alunos de escola da Vila Helena iniciam novo curso de robótica

Iniciativa na unidade municipal leva crianças a construírem a réplica de um robô utilizado em missões espaciais

A Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena, deu início na última semana às aulas do curso inédito de robótica espacial, promovido pelo Ministério da Educação. Para acompanhar as atividades e conteúdos lúdicos, as 15 crianças participantes estão utilizando os novos chromebooks da instituição, conquistados em setembro para fortalecer o ensino na rede municipal.

Com a orientação dos professores Elson Granzoto e Sara Rangel, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital, onde uma assistente virtual em forma de robô os ensina sobre os primeiros passos para construir e programar uma réplica do robô Rover Lunar, modelo de veículo espacial inspirado na missão espacial Artemis, da Nasa, que visa reconhecer o solo do planeta Marte. O Brasil é um dos países envolvidos nesta iniciativa internacional.

A primeira etapa do curso com as crianças abrange o desenvolvimento do item em ambiente virtual, com o aprendizado de conceitos gerais da robótica e simulações tridimensionais. Os conteúdos são planejados para serem intuitivos, divertidos e de fácil entendimento para facilitar o aprendizado dos alunos. Com a conclusão deste processo digital, também será possível transformar os projetos desenvolvidos em sala de aula em realidade, por meio de uma impressora 3D adquirida pela administração municipal. O curso de robótica espacial é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Universidade de Brasília, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, comemorou o início das aulas e destacou a importância de ações como esta, que ampliam o aprendizado das crianças, as aproximam da tecnologia e estimulam suas criatividades.

Em setembro, a unidade de ensino recebeu 48 novos chromebooks para uso em atividades pedagógicas diárias. A aquisição possibilitou a oferta de cursos de tecnologia para os estudantes, incluindo uma modalidade de gamificação, que beneficia os 436 alunos matriculados. A expectativa da administração municipal é de que estas conquistas tecnológicas sejam ampliadas em breve para outras instituições.