12/09/2022

Alunos da rede municipal assistem ao espetáculo ‘Maluquímica!’

Alunos da rede municipal assistem ao espetáculo ‘Maluquímica!’

Peça busca mostrar como se pode salvar o planeta Terra por meio da ciência; encenações serão realizadas até esta quarta-feira

A cidade de Suzano recebe nestas segunda, terça e quarta-feira (12, 13 e 14/09) o espetáculo “Maluquímica!”, encenado para crianças de escolas municipais que tem como objetivo ressaltar a importância de cuidar do planeta utilizando a ciência para isso. É esperada a participação de 810 alunos nos três dias. Além de Suzano, o espetáculo também será apresentado na cidade de Mauá, na semana que vem.

Nesta segunda e terça-feira, a iniciativa ocorre no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré em dois horários, às 9h30 e às 14 horas. No primeiro dia participaram 289 crianças da Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê, sendo 61 da educação infantil e outras 219 do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já no segundo dia, nos mesmos horários, 144 alunos de educação infantil da Escola Municipal Carlos Ferreira Aguiar, da Vila Amorim, irão assistir à peça.

Na quarta-feira será a vez das crianças das Escolas Municipais Augustinha Raphaela Maida Molteni e Cláudio José Rodrigues, ambas do Jardim Natal, nas dependências da primeira unidade. São esperados 374 estudantes da educação infantil e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

O projeto tem patrocínio do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da empresa Oxiteno, que tem sede em Suzano, e ocorre por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Kommitment Produções. O espetáculo é protagonizado por Fabiana Ferrari e Marcus Vinícius Máximo, da empresa canadense Mad Science.

O objetivo é “proporcionar aos jovens uma vivência lúdica única, estimulando, ao mesmo tempo, o diálogo com o público jovem, a criatividade e a participação interativa em experiências científicas diversas que demonstram como a pesquisa, o estudo e a química podem ser excelentes aliados para um futuro mais sustentável”. Na sinopse, um dos atores viaja no tempo e conhece soluções para salvar o planeta que ainda não existem e, ao voltar para os dias atuais, ele tem a missão de contar a todos o que é possível fazer.

“É um projeto ótimo e os alunos que assistiram a peça neste primeiro dia adoraram porque existe toda uma interação com o público e os atores chamam as crianças para o palco para participarem das experiências, muitas delas voltadas para a conscientização do meio ambiente”, destacou a coordenadora do setor de Programas, Projetos e Inovação da pasta, Sueli Stuchi.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, também elogiou a iniciativa voltada para as escolas. “Poder aprender e se divertir ao mesmo tempo é algo muito importante e que deve ser levado mais adiante, ainda mais quando o assunto é debater sobre as medidas que podem ser utilizadas para salvar o planeta. Vale muito a pena esse tipo de conteúdo porque, afinal de contas, esses alunos farão parte da geração que irá conduzir a Terra para dias melhores”, afirmou o chefe da pasta.