27/10/2021

Administração celebra Dia dos Servidores com valorização à categoria

Trabalhadores participaram de visitas culturais guiadas e dia da beleza

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Administração, tem promovido uma série de ações de valorização aos trabalhadores nesta semana especial em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta quinta-feira (28/10). Entre as atividades, a pasta organizou visitas culturais guiadas ao Casarão da Memória e um dia de beleza e autocuidado.

De acordo com a secretária Cintia Renata Lira, as ações reforçam a atenção especial voltada aos servidores municipais, uma vez que a prefeitura promove regularmente atividades de valorização à categoria, como cursos, capacitações e acompanhamentos especializados por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS).

A titular da pasta destacou que, desta vez, a proposta foi oferecer um momento de lazer e descontração durante visitas guiadas ao Casarão da Memória, que é um novo centro cultural focado na história do município. Cíntia conta que dividiu o grupo em pequenas turmas por secretarias durante as visitas, respeitando os protocolos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ela comentou que foi surpreendente ver o interesse dos trabalhadores em querer saber mais sobre a cidade, uma vez que muitos ainda não conheciam a história da fundação de Suzano. A secretária disse acreditar que depois desse encontro com o passado todos se sentem mais motivados a continuar trabalhando por um município cada dia melhor, honrando todo o legado que o Casarão da Memória apresenta.

Outra iniciativa especial nesta semana foi o dia da beleza e autocuidado para servidoras e servidores no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. A atividade teve o objetivo de promover mais autoestima e desenvolver a confiança dos servidores. Segundo a secretária, o trabalho complementa todo o acompanhamento especializado que a pasta oferece durante o ano por meio do NAS.

Cíntia reforçou que o NAS é um equipamento especial porque, desde 2019, se tornou um espaço de referência para os trabalhadores que passam por algum momento de dificuldade na vida profissional e ou pessoal. O local conta com psicólogos dispostos à escuta e também há o desenvolvimento de projetos especiais de acolhimento seguindo temáticas importantes, como família, aposentadoria e luto. Ela conta que são assuntos delicados que não podem ficar segregados da rotina profissional, de onde passamos grande parte do nosso dia. Pontuou que tudo isso é visando o bem-estar e qualidade de vida dos servidores.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou o compromisso do município com a valorização da categoria por meio de todas as secretarias. Para ele, atualmente a administração é liderada por uma gestão focada no diálogo e na parceria. O chefe do Executivo suzanense refletiu que ao longo dos cinco anos que esteve na prefeitura, afirma ter feito grandes amizades com profissionais que têm seu respeito e admiração, seja na saúde, na educação, na assistência social, na segurança ou em tantos outros setores em que esses trabalhadores são indispensáveis. Por isso, no Dia dos Servidores, parabenizou a todos os parceiros que fazem de Suzano um lugar melhor de se viver.