21/01/2022

Ações de zeladoria seguem pelo Parque Maria Helena neste final de semana

Mutirão municipal promove ações de limpeza e conservação para revitalizar o entorno das residências

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, deu continuidade ao mutirão de zeladoria da cidade durante o ponto facultativo desta sexta-feira (21/01). Desta vez, as equipes seguem pelo Parque Maria Helena e suas adjacências. A expectativa é que os serviços permaneçam concentrados no local por dois finais de semana, com conclusão prevista para o dia 29 de janeiro (sábado).

Na ocasião, os agentes municipais circulam por toda a comunidade de forma integrada para remover resíduos descartados irregularmente e prestar serviços urbanos diversos, como varrição, capinação, roçagem, substituição de iluminação pública, entre outros. As ações atendem todas as ruas do bairro, garantindo mais segurança para os moradores, pedestres e motoristas que utilizam a região diariamente.

O titular da pasta, Samuel Oliveira, ressaltou a importância do intensivo de zeladoria para revitalizar a cidade e manter os espaços públicos limpos, funcionais e em boas condições para a população. “Em um trabalho complementar ao monitoramento da Defesa Civil, nosso mutirão também tem intensificado a limpeza de bueiros e a retirada de lixo das ruas, para evitar casos de enchentes e alagamentos, que podem causar prejuízos financeiros e de saúde aos moradores. Além disso, realizamos a desobstrução das redes de drenagem de água pluvial, para garantir o escoamento para os locais adequados”, explicou.

Desde o início do ano, o mutirão de zeladoria já passou pela Vila Figueira e pelo Jardim Quaresmeira, cada bairro em um fim de semana. As ações preventivas e de conservação já somaram um total de 107 toneladas de resíduos retirados das comunidades. Ao todo, já foram limpos 41 bueiros e uma extensão de 1,6 quilômetro de valas e redes de drenagem. As estruturas de captação de água pluvial danificadas também receberam os devidos reparos.