15/05/2019

Suzano terá neste sábado ação especial de vacinação contra a gripe

Mobilização ocorrerá no PA de Palmeiras, UBS Boa Vista, Largo da Feira e Hipermercado D’Avó; também haverá equipes itinerantes em locais afastados do centro

A Secretaria de Saúde de Suzano vai promover a Mobilização Municipal de Vacinação contra a Gripe neste sábado (18/05). Trata-se de uma intensificação da campanha nacional de imunização, com o objetivo de alcançar a meta de cobertura de 90% do público-alvo. Haverá 33 profissionais envolvidos nesta ação.

De acordo com a pasta, até o momento, já foram vacinados 53,6% das pessoas dos grupos prioritários: idosos, gestantes, puérperas (mulheres que recentemente deram à luz), crianças menores de 6 anos, pessoas com deficiência no sistema imunológico, servidores públicos das áreas de Saúde e de Educação, entre outros. Só durante o Dia D, promovido em 4 de maio em todo o País, a imunização alcançou 14% na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon, ressaltou que, considerando que restam menos de 20 dias de campanha, o município decidiu realizar mais uma mobilização para aumentar o leque de possibilidades ao público-alvo. Se a pessoa não pode se vacinar em dia de semana, ela terá mais opções neste sábado para se imunizar.

Sendo assim, as doses da vacina estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Boa Vista (avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista) e no Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras (rua Mussi George Antônio, 319 – Jardim Amazonas), das 8 horas às 16h30. Haverá ainda equipes itinerantes, com carros de som, que percorrerão das 8 às 16 horas, o distrito de Palmeiras e a região do Rio Abaixo, que são locais distantes dos postos, o que dificulta o acesso à imunização.

A população também poderá contar com dois postos volantes. Um deles estará no Largo da Feira (esquina das ruas Benjamin Constant e Konoe Endo – Jardim Japão), das 8 às 11h30, e outro no Hipermercado D’Avó (avenida Amando de Salles Oliveira, 1.200 – Conjunto Residencial Iraí), das 13h30 às 19 horas.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacina trivalente disponibilizada na rede pública protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Gripe B.