08/02/2019

Suzano reforça pedido ao Estado para que SP-66 receba nova alça do Rodoanel

Autoridades do Alto Tietê acompanharam visita do secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, nesta sexta-feira (08/02)

O prefeito Rodrigo Ashiuchi reiterou o pedido de implantação de uma alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano ao secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, durante sua passagem por cidades da região nesta sexta-feira (08/02). O chefe do Executivo defende o posicionamento em consenso do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), de que a melhor opção é a avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). O representante do governador João Doria afirmou que a empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) iniciará estudos a respeito e estimou que em meados de março deve apresentar uma resposta sobre a viabilidade técnica e orçamentária em audiência com autoridades locais.

O secretário estadual veio conhecer de perto as demandas da região, em especial a pavimentação das estradas da Volta Fria e do Furuyama, em Mogi das Cruzes, e a alça do Trecho Leste do Rodoanel em Suzano. De acordo com Machado Neto, os estudos necessários serão feitos para definir orçamento e agilizar o projeto, que é tratado como prioridade, sendo que o Rodoanel fundamentalmente deve conectar as cidades, por meio de rodovia. O chefe da pasta ainda esteve acompanhado pelo diretor-presidente da Dersa, Milton Roberto Persoli, e do superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Raphael do Amaral Campos Júnior.

A comitiva começou a visita pelas estradas da Volta Fria e do Furuyama, no distrito mogiano de Brás Cubas, sobre as quais existe um projeto de pavimentação de cerca de seis quilômetros, depois seguiu para a estrada dos Fernandes, na Chácara Sete Cruzes, em Suzano, onde havia uma antiga proposta de construção da alça do Rodoanel, e terminou na rotatória da rodovia Henrique Eroles (SP-66) em Poá. Também integraram a comitiva, em um ou outro momento, os prefeitos Marcus Melo (Mogi das Cruzes), Gian Lopes (Poá) e José Carlos Fernandes Chacon (Ferraz de Vasconcelos), o deputado federal Marco Bertaiolli, o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, o deputado estadual eleito Rodrigo Gambale, secretários municipais e vereadores.

Para o chefe do Executivo suzanense, a vinda de Machado Neto foi importante para ele entender a necessidade da concretização das demandas da região, em especial da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel. Ashiuchi ainda lembrou que as melhorias previstas em Mogi, com a pavimentação na região da estrada da Volta Fria, que direcionará o tráfego de veículos para Jundiapeba e depois para Suzano, reforçam o argumento defendido pelo Condemat de que a melhor opção, como já apontada em estudo realizado pela Dersa em 2018, é de que o acesso seja construído na SP-66, tanto pela questão logística e de infraestrutura disponível como também pela previsão orçamentária menor em comparação com a proposta de implantá-lo na estrada dos Fernandes.