04/12/2018

Suzano recebe honraria no Prêmio Nacional de Saúde Bucal

Município conquistou 2º lugar pela realização de políticas públicas para o setor no grupo de cidades paulistas que têm entre 50 mil e 300 mil habitantes

O secretário de Saúde de Suzano, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, e a coordenadora de Saúde Bucal, Marisa Sugaya, receberam na noite desta segunda-feira (03/12) uma honraria pela segunda colocação na etapa estadual do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal. O evento foi realizado na Casa da Odontologia Paulista, na capital.

Suzano concorreu com outros 15 inscritos que têm população de 50.001 a 300 mil habitantes. A escolha dos vencedores foi definida de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros. A Prefeitura de Suzano somou 91 pontos nos quesitos. Além de apresentar as ações, era obrigatório comprovar que todas foram realizadas de fato. O resultado foi divulgado no dia 5 de setembro.

Instituída em 2005 pelo CFO e pelos Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde, a premiação teve por objetivo contemplar os municípios que se destacaram pela implementação e efetivação de políticas públicas em saúde bucal. Originalmente chamada de Brasil Sorridente, a partir de 2018 a iniciativa passou a ser tratada como Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, segundo a Resolução CFO-191/2018.

Para a coordenadora de Saúde Bucal, Marisa Sugaya, o prêmio é uma grande conquista para Suzano, principalmente, por tornar o município referência no Estado. Em seu discurso, Guillaumon afirmou que a honraria demonstra que a atual gestão está no caminho certo.