08/06/2019

Suzano Mais Emprego recebe currículos para obra de instalação de dutos de etanol

Suzano Mais Emprego recebe currículos para obra de instalação de dutos de etanol

São cerca de mil vagas distribuídas entre Suzano, Guarulhos e Mogi das Cruzes; serviços da Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A devem começar neste mês

O projeto Suzano Mais Emprego vai iniciar nesta segunda-feira (10/06) a captação de currículos para um processo de seleção destinado a uma extensa obra de implantação de dutos de etanol. São cerca de mil vagas distribuídas entre Suzano, Guarulhos e Mogi das Cruzes. Entrevistas, provas práticas e contratações ficarão por conta da própria empresa responsável pelos serviços, a Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, de São Paulo, provavelmente já neste mês.

A procura é por candidatos que atuam nas funções de ajudante, acoplador, lixador, motorista de transporte de passageiros, pedreiro, revestidor, soldador TIG/ER e técnico de segurança. Apenas serão pré-selecionados aqueles que cumprirem todos os requisitos exigidos pela empresa. O principal deles é a experiência comprovada em carteira de trabalho em obras de dutos – exceto para o cargo de ajudante (ver detalhes no quadro).

Caberá ao Suzano Mais Emprego, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, fazer o acolhimento e o cadastramento dos currículos no Centro Unificado de Serviços (Centrus), analisá-los e encaminhar aqueles que atendem aos critérios técnicos estabelecidos para as vagas.

A Construcap fará seleção e marcará as entrevistas, que também deverão ocorrer no Centrus. Para funções que demandem validação de experiência – no caso, motorista de transporte de passageiros e soldador TIG/ER – serão agendados testes práticos nas dependências da empresa. Em seguida, o candidato que for aprovado estará classificado para o preenchimento das vagas assim que houver disponibilidade. Tratativas de contratação, apresentação de documentação pessoal e encaminhamento para exames médicos admissionais serão de responsabilidade da construtora. Na sequência, o concorrente será convocado para assinar contrato e dar início às atividades.

Jornada

A carga horária será de 44 horas semanais: de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h30 e às sextas-feiras das 7h30 às 16h30. A jornada poderá ser estendida de segunda-feira a sábado em horas extras. As demais informações serão fornecidas durante o processo de contratação. As condições salariais e de benefícios são as estabelecidas pela convenção coletiva da categoria, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sintrapav).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca, destacou que a oportunidade é importante para quem aguarda recolocação no mercado de trabalho, mas é fundamental que os interessados se atentem aos requisitos estabelecidos, porque serão recebidos apenas os currículos daqueles candidatos que os atenderem. Trata-se de uma obra extensa, de uma empresa de grande porte, que é a Logum, e que será realizada por uma construtora conhecida, a Construcap, que é responsável pelas contratações.

O Centrus está localizado na avenida Paulo Portela, 210, no centro. O atendimento no setor do Suzano Mais Emprego é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Obra

A obra da Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A consiste na construção de dutos de etanol, desde a unidade da Petrobras Transporte S/A (Transpetro) em Guararema até a sede da empresa Logum Logística S/A, em São Caetano do Sul, passando por outras sete cidades. Neste projeto, serão implantados 95 quilômetros de tubulação subterrânea, a partir de junho e com prazo de conclusão de 20 meses. Os dutos atravessarão os municípios de Guararema, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos, São Paulo, Santo André e São Caetano do Sul.

Todas as autorizações necessárias já foram concedidas, principalmente por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), como a licença de instalação. Os serviços ocorrerão na faixa de domínio da Petrobras, por onde já passam outros dutos, e por essa razão não deverá haver impactos. Só em Suzano, serão implantados 21 quilômetros de tubulação.

Funções e exigências para contratação

• Ajudante – Ensino fundamental completo e experiência em carteira em obras

• Acoplador – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos

• Lixador – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos

• Motorista de transporte de passageiros – Ensino fundamental completo, CNH categoria D, curso de transporte coletivo (Resolução nº 168/04) e dois anos de experiência em carteira em condução de ônibus

• Pedreiro – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos

• Revestidor – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos

• Soldador TIG/ER – Ensino fundamental completo e três anos de experiência em carteira em obras de dutos

• Técnico de segurança – Curso técnico de Segurança do Trabalho e dois anos de experiência em obras de dutos ou eletromontagem