13/06/2018

Suzano intensifica ações para erradicação do trabalho infantil

Iniciativa da administração municipal foi lançada nesta quarta-feira (13/06) e se estenderá até agosto, com cerca de cem pessoas envolvidas

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social deu início nesta quarta-feira (13/06) às ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Suzano. Mais de cem pessoas estão envolvidas nessa atuação, que vai se estender até agosto. O foco principal é a periferia da cidade, onde será realizada busca ativa de crianças e adolescentes em alguma ocupação incompatível com a idade.

A iniciativa é uma intensificação do trabalho que é desenvolvido o ano todo pela pasta e também em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho (terça-feira), que tem como ícone um cata-vento de cinco pontas coloridas. As ações envolvem ainda divulgação por meio de faixas em vias públicas, distribuição de panfletos com os canais para denúncia, como o Disque 100, e um seminário para capacitação técnica dos participantes no próximo dia 26 (terça-feira), às 9 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua Benjamin Constant, 1.354 – Centro).

Na prática, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) farão busca ativa na periferia do município para localizar crianças e adolescentes que estejam trabalhando. Se forem encontradas, elas serão abordadas e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social entrará em contato com as famílias para apoiá-las e auxiliá-las a fim de acabar com essa situação. Em seguida, as entidades parceiras serão acionadas para fazer esse acolhimento e atividades de aconselhamento e orientação.

Garantia de direitos

Os presentes também puderam assistir a uma palestra da psicóloga Cristiane Teixeira, que apresentou o tema como uma agenda estratégica e ressaltou a importância da atuação dos agentes da rede de proteção e garantia de direitos.