09/09/2019

Suzano inicia programação da campanha ‘Setembro Amarelo’

Suzano inicia programação da campanha ‘Setembro Amarelo’

Atividades especiais em prédios públicos da cidade visam a promoção da saúde mental e a prevenção ao suicídio

Nesta terça-feira (10/09) é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que reforça a importância do cuidado com a saúde mental e a conscientização sobre a temática. A data também marca o início da campanha “Setembro Amarelo”, que traz uma série de ações em escolas e unidades de saúde de Suzano, como palestras, rodas de conversas, dinâmicas e peças teatrais. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Dulce Ramos, a iniciativa envolve a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), levando a discussão para todos os cantos da cidade.

Para esta terça-feira estão programadas atividades na Vila Fátima, no Jardim Brasil e no Jardim Revista. As unidades de saúde desses bairros planejam mobilização sobre o tema por meio de caminhada, ação nas escolas e debate sobre o assunto, respectivamente. Já no período da noite, a campanha também será abordada no encontro semanal do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), sediado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), a partir das 18h30.

Ao longo do mês, depressão, ansiedade e fortalecimento emocional serão os assuntos na programação proposta pelo município (confira todos os detalhes na tabela abaixo). Dulce comentou que a abordagem territorializada facilita a aproximação. Diante da identificação de sinais, é importante o contato direto com os profissionais daquela unidade que já estão inseridos à rotina da comunidade. Para ela, isso tende a ser um facilitador no acompanhamento de cada caso.

Durante a primeira semana do mês, outros trabalhos tiveram andamento nas unidades do Parque Maria Helena, Jardim Ikeda, Jardim São José e Jardim Vitória, que promoveram ações em escolas estaduais próximas às localidades. Para a coordenadora, a parceria com as unidades de ensino é essencial. Ela explicou que o cuidado tem que ser permanente, sobretudo com os jovens, por serem um público mais vulnerável.

Entre as dinâmicas elaboradas, destaca-se a Tenda do Abraço e o Baú de Sentimentos, que buscam estimular a demonstração de afeto e a expressão dos sentimentos. Já no dia 21 (sábado), o Parque Max Feffer recebe a equipe do Centro do Apoio Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil Entrelaços. O grupo promete uma atividade de promoção da saúde mental com os visitantes do espaço. O encontro está agendado para acontecer durante todo o período da manhã.

Dulce finalizou destacando a quebra de estigmas, sendo que falar sobre o assunto não estimula o desencadeamento de tal comportamento, pelo contrário. É demonstrar que ninguém está sozinho e que é possível prestar ajuda ao outro.

Atendimento
Há dois meses, Suzano passou a contar com cerca de 40 psicólogos enviados pelo governo do Estado, a partir de uma parceria com a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), para atendimentos voltados à demanda reprimida e à promoção da saúde mental junto à comunidade. O grupo, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), presta serviços nos quatro Caps e nas 23 unidades de saúde do município. O reforço no setor se fez necessário devido aos acontecimentos de 13 de março deste ano, quando ocorreu o ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil e que resultou na morte de dez pessoas.

A secretaria ainda mantém uma Residência Terapêutica na cidade, que tem o objetivo de devolver aos pacientes o convívio em sociedade e oferecer mais autonomia. Além disso, Suzano conta com o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), voltado à qualidade de vida e às condições de trabalho dos funcionários, em especial daqueles que se afastaram de suas atribuições por questões de saúde mental.

2ª semana (16 – 20 de setembro)
DATA BAIRRO LOCAL HORÁRIO TEMA
16/09
Tabamarajoara EM Manoel Vicente 10h
Discussão do tema
Jd. Ikeda EM Prof. Anderson da Silva Soares 09h
Discussão do tema
17/09
Jardim Colorado UBS José Mariano S. Coutinho 08h
Roda de conversa
Tabamarajoara EM João Francisco Alves 10h
Discussão do tema
18/09
Jardim Colorado UBS José Mariano S. Coutinho 14h
Roda de conversa
Jd. Casa Branca EE Alfredo Roberto 07h-12h / 13h-17h
Roda de Conversa
Tabamarajoara EM Isaias Matinelli 10h
Discussão do tema
Miguel Badra EE Tochichico Yochicava
Ação com alunos
Boa Vista UBS Dr. André Cano Garcia 10h
Roda de Conversa
Palmeiras UBS Palmeiras Dia todo Conscientização
19/09
Jd. Natal EE Jussara Feitosa Domschke
Ação com alunos
Jd. Suzanópolis USF Onésia Benedita Miguel 13h30-16h Tenda do Abraço
Rec. São José Associação de bairro 9h20
Discussão do tema
Tabamarajoara EM João Francisco Alves 13h
Discussão do tema
Tabamarajoara EM Isaias Matinelli 13h
Discussão do tema
Monte Cristo UBS Monte Cristo Dia todo
Rodas de conversa
20/09
Jd. Natal UBS Antonio Augusto Nunes 13h30 Palestra
Jd. Casa Branca EE Alfredo Roberto 07h-12h / 13h-17h
Roda de Conversa
Rec. São José EE Chojiro Segawa 9h Peça Teatral
Tabamarajoara UBS Tabamarajoara 10h
Abordagem na gestação
Monte Cristo EE Antonio Rodrigues de Almeida 8h e 9h Palestra
Jd. Vitória EE Luiz Bianconi 11h00
Roda de conversa
Jd. Vitória EE Luiz Bianconi 12h30
Ação com professores
Jd. São José EE José Benedito L. Bartholomei 15h30-17h30
Baú de Sentimentos
21/09 CAPS Entrelaços Pq. Max Feffer manhã
Ação- Saúde Mental

 

Programação semanal fixa
Toda Segunda
Jardim do Lago USF Jardim do Lago 09h
Discussão do tema
Jardim Europa E.M Sérgio Simão 16h
Leitura e Palestra
Jardim Europa USF Jardim Europa 14h
Leitura e Palestra
Toda Terça Jardim Europa E.M Sérgio Simão 14h
Leitura e Palestra
Toda Quarta Jardim do Lago USF Jardim do Lago 08h
Discussão do tema
Toda Quinta Boa Vista UBS Dr. André Cano Garcia- Boa Vista 08h
Plantas Medicinais
Toda Sexta Jardim Europa USF Jardim Europa 8h30 e 14h
Leitura e Palestra
Segunda-Sexta Boa Vista UBS Dr. André Cano Garcia- Boa Vista 07h15 Automassagem