27/03/2020

Suzano determina medidas para funcionamento de supermercados

Suzano determina medidas para funcionamento de supermercados

Novo decreto municipal prevê o fechamento dos estabelecimentos aos domingos já a partir deste fim de semana

A Prefeitura de Suzano anunciou nesta sexta-feira (27/03) novas medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Desta vez, as orientações são direcionadas a supermercados, hipermercados e atacadistas, a fim de se evitar aglomerações nesses estabelecimentos comerciais. As determinações estão oficializadas por meio do decreto municipal n° 9.443/2020.

A partir deste fim de semana, está proibido o funcionamento desses estabelecimentos aos domingos. Os espaços deverão disponibilizar máscaras e álcool em gel a todos os caixas e funcionários com atendimento direto ao público. O estabelecimento deverá demarcar no chão a distância de dois metros entre cada cliente nas filas dos caixas, promover a constante higienização do local e controlar o acesso de pessoas, visando impedir concentrações de pessoas. Outra recomendação, para as empresas que contam com a devida estrutura, é que profissionais qualificados verifiquem a temperatura dos clientes logo na entrada das lojas.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, as novas medidas adotadas no município estão em alinhamento com o Ministério Público, com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e com a Câmara de Suzano. O chefe do Executivo suzanense destacou ainda o trabalho do Procon da cidade, que se empenha em defender os direitos dos consumidores por meio de verificação de denúncias sobre preços abusivos. Nesta semana o órgão visitou e notificou estabelecimentos, a fim de se averiguar as suspeitas.

Ele declarou que essas novas medidas levam em consideração que, em menos de 24 horas, o Brasil registrou mais 20 mortes e cerca de 500 pessoas infectadas pelo Covid-19 na última quinta-feira (26/03). O objetivo é também de resguardar os trabalhadores dos referidos estabelecimentos. Ashiuchi finalizou pedindo mais uma vez a compreensão e a colaboração de todos.

Outros decretos
Suzano segue em quarentena, conforme o decreto estadual nº 64.881/2020, que prevê a suspensão de atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, clubes, shopping centers, cinemas, teatros, restaurantes (exceto para entrega) e comércio em geral até 7 de abril (terça-feira).

Podem continuar funcionando normalmente: farmácias e drogarias, açougues e casas de carnes, mercados e supermercados (agora exceto aos domingos), pet shops, padarias (sem consumo em balcão), quitandas, lojas de produtos de limpeza e descartáveis, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e clínicas e consultórios médicos e odontológicos.

A Prefeitura de Suzano também já havia publicado os decretos municipais 9.432 e 9.437/2020 que dispõem sobre a suspensão de eventos e aulas na rede municipal de ensino, bem como apresentam medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus no âmbito da administração pública direta e indireta.