11/09/2019

Suzano conquista 1º lugar na etapa estadual do Prêmio CFO de Saúde Bucal

Município se destacou na categoria até 500 mil habitantes pela realização de políticas públicas para o setor e agora representará o Estado na fase nacional

Suzano conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019. O município concorreu com outros 24 inscritos que têm população de 100.001 a 500 mil habitantes. Houve ainda mais três categorias e participação de 66 cidades paulistas, maior número em comparação com as edições anteriores.

A premiação teve por objetivo contemplar as prefeituras que se destacaram pela implementação e efetivação de políticas públicas em saúde bucal em 2018. Os vencedores foram selecionados de acordo com critérios como Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção em Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Quadro de Pessoal, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

A Prefeitura de Suzano somou 85 pontos nos quesitos. Além de apresentar as ações, era obrigatório comprovar que todas foram realizadas de fato. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (10/09). Agora, o município representará o Estado de São Paulo na etapa nacional, no final do ano. O prêmio para o vencedor na próxima fase será um consultório odontológico.

Em 2018, Suzano ficou em segundo lugar em sua categoria. Para a coordenadora de Saúde Bucal, Marisa Sugaya, o novo resultado mostra que as ações e os serviços no setor de Saúde Bucal estão em funcionamento. Ela ressaltou que é um reconhecimento das diretrizes em Saúde Bucal executadas pelo município com base na Política Nacional em Saúde Bucal (PNSB), principalmente em ações de prevenção, promoção e cuidado integral à saúde da população. Maria ainda pontuou que o prêmio também credita os profissionais que atuam na saúde pública, valorizando-os.

As cidades de Mombuca, Descalvado, São Sebastião e São Bernardo do Campo foram as vencedoras das outras categorias da etapa paulista do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. Na sequência de Suzano, Diadema ficou em segundo lugar e Jundiaí em terceiro.

Premiação
Os primeiros colocados de cada categoria receberão uma cadeira odontológica com dois mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas, suctora para coleta de dejetos por meio da cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral. Neste ano, todos os 66 municípios participantes da etapa paulista serão homenageados em cerimônia a ser realizada até o fim do ano pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), na Casa da Odontologia Paulista.