17/09/2019

Semana Nacional de Trânsito terá programação especial em Suzano

Ações da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana se estenderão até o fim do mês, focadas na conscientização e na preservação da vida

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano lançou na manhã desta terça-feira (17/09) a programação da Semana Nacional do Trânsito, sob o lema “No trânsito, o sentido é a vida”. O evento, sediado no Anfiteatro Orlando Digenova, que fica no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, contou com a participação de autoridades e marcou o início de uma série de atividades especiais de conscientização que se estenderão até o fim do mês.

Na oportunidade, o lançamento inédito em Suzano teve apresentação do grupo Teatro da Neura, que interpretou uma peça simples para demonstrar, de maneira lúdica, os riscos do consumo de álcool, da desatenção e da alta velocidade no trânsito. A cena introduziu o objetivo da semana temática, voltada às possibilidades de mudança da realidade, sendo as campanhas ferramentas essenciais para esta conscientização.

Para o chefe da pasta, Claudinei Galo, a educação no trânsito é uma das principais ações intensificadas na cidade. Ele disse que a secretaria tem alcançado a redução constante nos índices de mortalidade no trânsito. Em maio redução foi de 50% e, em junho, Suzano foi uma das poucas cidades do Estado a zerar este número. Para Galo, o objetivo é continuar e aprimorar sempre as ações, que são efetivas e poupam a vida de dezenas de pedestres e condutores.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, prestigiou o evento e destacou a importância da atuação junto aos alunos da rede municipal de ensino. Bassini comentou que a semana temática evidencia um trabalho realizado durante o ano todo, nas escolas e nas ruas. O chefe da pasta destacou que a conscientização das crianças, por meio do conhecimento, estimula a reflexão dos pais e que o trânsito no Brasil ainda é uma guerra, sendo que o trabalho é necessário para transformar o sentido da vida

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi agradeceu o empenho conjunto entre as secretarias e os servidores. O chefe do Executivo suzanense se diz feliz com os resultados desse trabalho, que toca principalmente as crianças, que têm alma pura para levar a mensagem às famílias. Ashiuchi parabenizou todos os envolvidos com o tema ao longo do ano e que, nesta semana, promovem eventos importantes que merecem visibilidade para que juntos possam alcançar melhores resultados e garantir mais segurança no trânsito.

Também prestigiaram o evento os secretários Arnaldo Marin Júnior (Esportes e Lazer); Antônio Wenzler (Segurança Cidadã); Cíntia Renata Lira (Administração) e Edson Gianuzzi (Meio Ambiente); o controlador Geral do Município, Fátimo Rodrigues; o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), César Braga; a presidente da Câmara de Suzano, vereadora Gerice Rego Lione; o também parlamentar Rogério Gomes do Nascimento; o presidente do Conselho Fiscal da Santa Casa de Misericórdia, José Renato da Silva; o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Boa Vista, Ebert Vicente; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Fernando Fernandes.

Programação
A programação teve início logo após a cerimônia de lançamento, com uma palestra sobre trânsito seguro, legislação e campanhas educativas, ministrada pelo agente Olímpio Neto. Nesta quarta-feira (18/09), o mesmo trabalho será apresentado na Escola Municipal Amália Maria de Jesus, no Jardim Revista. A Escola Técnica (Etec) de Suzano recebe o encontro no dia seguinte.

Já na manhã deste sábado (21/09), haverá um ato na rua General Francisco Glicério de conscientização sobre o uso de vagas especiais de estacionamento. No domingo (22/09), será a vez do passeio ciclístico no Parque Max Feffer. Para o dia 23 (segunda-feira), a secretaria prepara uma blitz educativa em parceria com as Prefeituras de Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.